Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/06/2008 - 12:13

Medidas discutidas durante seminário e resultados de quase 20 anos de pesquisas devem compor publicação técnica


Debate para conservação da espécie aconteceu durante o Seminário sobre Ecologia, Conservação e Manejo In Situ e Ex Situ do Cervo-do-Pantanal .

Resultados de quase 20 anos de pesquisas e estudos sobre biologia, ecologia e manejo do cervo-do-pantanal na bacia do Alto Paraná, realizados com recursos da Companhia Energética de São Paulo (CESP), foram apresentados no seminário técnico, realizado pela Empresa, em Araçatuba (SP), nos dias 29 e 30 de maio. Todo o conteúdo técnico discutido deverá, em breve, fazer parte de uma publicação especial.

O evento, que também comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, contou com a participação de cerca de 60 pesquisadores e gestores de meio ambiente de 17 instituições que discutiram assuntos polêmicos como as atuais deficiências de unidades de conservação e a falta de legislação sobre várzeas, entre outros.

Os pesquisadores identificaram riscos e medidas necessárias para a conservação do cervo-do-pantanal. As pesquisas deverão identificar e avaliar as áreas de várzea que compõem o habitat da espécie e trazer mais informações, como a identificação de áreas para recuperação ambiental e implantação de corredores por onde os cervos possam se dispersar.

Estabelecer padrões de identificação legal de várzeas, mapear de forma detalhada as várzeas remanescentes na bacia do Alto Paraná, nos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, e potencializar o trabalho de educação ambiental com as comunidades são medidas que devem envolver os pesquisadores desde já.

As recomendações para o manejo e conservação do cervo-do-pantanal em áreas dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná foram elaboradas pelos pesquisadores com base em outras informações expostas no evento, como demografia, habitats, genética e sanidade.

Visita técnica ao Centro de Conservação do Cervo-do-Pantanal - O encerramento do evento aconteceu com a visita técnica ao Centro de Conservação do Cervo-do-Pantanal, em Promissão (SP). Pesquisadores do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), entre outros, conheceram o maior plantel mundial dessa espécie em cativeiro. Atualmente esse Centro abriga cerca de 40 indivíduos nascidos em cativeiro e descendentes dos animais resgatados durante a construção da Usina Hidrelétrica Três Irmãos.

O Centro é aberto para visitação pública monitorada desde agosto de 1998 e está localizado na margem esquerda do rio Tietê junto ao Bolsão do Ribeirão dos Patos. Ocupa uma área de 764,37 hectares. Além do cervo-do-pantanal, o local também é refúgio de diversas espécies migratórias e da região. Há ocorrências de exemplares de nossa fauna destacando-se as aves tachã e cardeal do banhado; o jacaré-do-papo-amarelo; o lobo-guará, e o tamanduá-bandeira.

Maior cervídeo brasileiro - O cervo-do-pantanal é o maior cervídeo da fauna brasileira e vive nas várzeas dos grandes rios de vários países da América do Sul. A espécie é considerada vulnerável no País e criticamente ameaçada de extinção no estado de São Paulo. As alterações em seus habitats, as doenças e a caça são as principais ameaças à conservação da espécie.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira