Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/05/2022 - 07:21

Congresso mostra potencial do Brasil no mercado global de carbono


Em evento no Rio de Janeiro, ministro Paulo Guedes afirma que o país já está com os pés no futuro da economia verde e digital.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou no dia 18 de maio (quarta-feira) que o Brasil será o protagonista que vai puxar a agenda global da economia verde. A declaração foi feita na Plenária do Congresso sobre Mercado Global de Carbono — Descarbonização & Investimentos Verdes, promovido pelo Banco do Brasil e pela Petrobras, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e do Banco Central, no Rio de Janeiro.

De acordo com Guedes, o Brasil é uma potência verde que vai cumprir os acordos e será protagonista na situação climática. —O Brasil, a partir de agora, está levando soluções para o mundo— destacou, ao lado do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.

Guedes e Leite listaram iniciativas como a digitalização de mais de 75% dos serviços do governo federal, além da criação da Cédula do Produtor Rural Verde (CPR Verde) e do Certificado de Crédito de Reciclagem (Recicla +).

—Se o futuro é digital, nós já estamos com um pé lá. E se o futuro é verde, nós já estamos com o outro pé lá. O Brasil já é verde e digital— ressaltou o ministro da Economia.

O Brasil está trabalhando focado em três pilares criados em conjunto com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) na área ambiental: tributar a poluição, premiar as inovações tecnológicas e remunerar a preservação de recursos naturais. Segundo Guedes, estima-se que serão pagos, por ano, US$ 100 bilhões pelos serviços de preservação ambiental em todo o mundo. O Brasil deve receber, pelo menos, entre 15% e 20% desses recursos. —Uma árvore viva vale mais do que uma árvore morta. É um negócio econômico —explicou. —Nós vamos preservar as florestas, mas nós vamos receber os recursos, o pagamento pelos serviços ambientais— afirmou.

Chave para o futuro — Paulo Guedes enfatizou que, por estar perto e ser confiável, o Brasil hoje é considerado um ponto de segurança para o mundo, após a ruptura das cadeias globais de suprimentos causada pela pandemia da covid-19 e, depois, pela guerra da Ucrânia.

—Essa consciência que nós, brasileiros, estamos tomando, da nossa potência verde, potência energética e potência alimentar é a mesma ficha que está caindo lá fora —observou. —Eles estão olhando para nós e dizendo que o Brasil é chave para esse futuro de segurança energética e alimentar —comentou.

Para Guedes, nesse contexto, “a situação do Brasil lá fora mudou radicalmente”, apesar de ainda haver “muito barulho político”. De acordo com ele, o que está acontecendo nos ambientes que decidem é uma relação de respeito e de cooperação, além do reconhecimento de que o Brasil é uma potência verde, energética e alimentar.

Após a Plenária, Paulo Guedes visitou o Jardim Botânico com o ministro Joaquim Leite e plantou um pé de Curmará-de-Cheiro — árvore da família Fabaceae, a mesma do Pau-Brasil.

O evento segue até o dia 20 de maio (sexta-feira), no Jardim Botânico, Rio de Janeiro (RJ). | www.mercadoglobaldecarbono.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira