Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/04/2023 - 06:51

Iberia apoia projetos ambientais na América Latina


Como parte de sua estratégia de sustentabilidade. A companhia aérea apoia os programas de imunização da Unicef ​​graças aos fundos mobilizados junto dos seus clientes, que ultrapassam os 1,3 milhões de euros. A empresa participa de dois projetos localizados nessa região, um focado na criação de novas reservas naturais na Guatemala e outro no manejo florestal comunitário em Ucayali, no Peru. Graças às atividades realizadas com as comunidades indígenas do Peru, cerca de 560.000 toneladas de CO2 são evitadas por ano, protegendo quase 120 mil hectares e espécies ameaçadas de extinção. No projeto localizado no Caribe guatemalteco, já foram gerados mais de 700 empregos, mais de 1.300 pessoas foram beneficiadas e 30 espécies de alto valor foram protegidas, gerando 610 mil créditos de carbono por ano

A América Latina desempenha um papel fundamental na estratégia de sustentabilidade da Iberia, já que a companhia aérea, como parte de seu plano de compensação de emissões, participa de dois importantes projetos climáticos e ambientais na região, um localizado na costa caribenha da Guatemala e outro em Ucayali , Peru.

A primeira delas, em Izabal (Guatemala), tem como principais objetivos desenvolver uma rede de zonas de ecoturismo e reservas ecológicas, mantendo as florestas naturais existentes ameaçadas pelo desmatamento, ao mesmo tempo em que apoia o uso produtivo da terra, fazendo uma maior prevenção de práticas negativas e ajudar a população local para o seu desenvolvimento.

Este projeto significa a criação de mais de 700 postos de trabalho, dos quais mais de 30% são ocupados por mulheres, enquanto mais de 1.300 pessoas da zona já foram beneficiadas com a chegada dos serviços de saúde. Da mesma forma, este projeto contribui para a conservação de 30 espécies de fauna de alto valor que serão protegidas. Em relação à pegada ambiental, gera uma média de 610 mil créditos de carbono por ano.

Por sua vez, a iniciativa Nii Kaniti, em Ucayali (Peru), busca melhorar a qualidade de vida de milhares de famílias e, especificamente, mulheres, gerando renda adicional por meio do manejo florestal na área, onde vivem sete comunidades indígenas pertencentes ao As etnias Shipibo-Conibo e Catataibo, cercadas por uma área de quase 120 mil hectares de floresta tropical. Isto, através da conservação e proteção desta área da desflorestação com apoio ao desenvolvimento de negócios locais, implementação de boas práticas de ordenamento do território e criação de capacidades de gestão de recursos.

Vale ressaltar que o projeto Nii Kaniti se destaca por seu alto impacto ambiental, pois evita cerca de 560.000 toneladas de CO2 por ano, além de apoiar a conservação e proteção de três espécies animais ameaçadas: a onça-pintada, a arara-de-cabeça-azul e anta.

Os dois projetos que a Iberia escolheu para apoiar são certificados pelo VCS e pelo CCBA e têm um impacto positivo em vários dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

— A sustentabilidade é transversal a toda a estratégia corporativa da Iberia, e parte fundamental do nosso esforço passa por gerar prosperidade não só com o desenvolvimento das nossas operações, mas também com emprego, contributo económico e fazer a nossa parte para melhorar a qualidade de vida da comunidade. Este projeto é um exemplo claro desse esforço — diz Teresa Parejo, diretora de sustentabilidade da Iberia.

Compensação da pegada — A participação da Iberia neste projeto concretiza-se através dos programas de compensação de emissões que lançou no ano passado, tanto para clientes empresariais como particulares, e que lhes permite calcular voluntariamente a pegada de carbono que geram nas viagens que realizam e dar o correspondente contributo para compensar essas emissões, e a favor deste projeto, e outro localizado na Guatemala.

O Grupo Iberia desenvolveu esta plataforma de compensação de emissões em colaboração com a Chooose, participante do programa IAG Hangar 51 para a aceleração de start-ups.

Iberia junta-se ao consórcio Green & Human — A Iberia anunciou recentemente a sua integração no consórcio Green & Human na categoria de grande promotor, com o objetivo de promover e reforçar um turismo mais responsável e sustentável graças à sua capacidade de influência. A companhia aérea junta-se assim às mais de 80 empresas que a associação possui, sendo reconhecida como uma das empresas turísticas com longa história e experiência, e que partilha o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável dos destinos turísticos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira