Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/06/2023 - 07:47

Instituto Cerrados lança a primeira edição do evento "Cata'Lago


Competição de Coleta de Resíduos Plásticos no Lago Paranoá".Competição premiará as bases de remo e canoagem participantes em duas categorias: maior quantidade de plástico coletado e melhor fotografia.

Com o propósito mobilizar as bases de remo de diferentes clubes de Brasília para realizar uma ação de coleta de resíduos de plásticos no Lago Paranoá, o Instituto Cerrados anuncia a ‘Cata’Lago’ — competição que apoiará ações trimestrais de coleta e análise técnica dos resíduos pela iniciativa Blue Keepers do Pacto Global da ONU no Brasil, em parceria com a marca Sprite.

“Cata’Lago” faz parte do projeto Olho D’água, realizado pelo Instituto Cerrados em parceria com a Coca-Cola Brasil, marca Sprite e Blue Keepers. O evento conta também com o apoio da Escola Remo Brasília, do Minas Tênis Clube de Brasília, da Cooperativa Renove Reciclagem e da Brasal Refrigerantes.

De acordo com Yuri Salmona, diretor do Instituto Cerrados, o Distrito Federal abriga importantes nascentes das bacias hidrográficas dos Rios Paraná, São Francisco e Tocantins - Araguaia. —A preservação desses ecossistemas é fundamental para garantir o abastecimento de água no país. Para isso, é importante não apenas proteger a vegetação nativa em áreas de recarga, mananciais e matas ciliares, mas também garantir que os rios e lagos não sejam alvo de poluição por efluentes líquidos e resíduos sólidos— ressalta ele.

A coleta amostral e análise dos resíduos no Lago Paranoá e entorno será cíclica, com previsão trimestral. Os dados analisados farão parte do banco de dados da iniciativa Blue Keepers e serão utilizados para identificação dos resíduos e suas fontes geradoras.

—Todos os caminhos levam ao mar, até mesmo os que passam por Brasília, que em nosso diagnóstico nacional apresenta pontos de atenção sobre o escape de plásticos para o ambiente. Além da poluição das águas, esses resíduos causam perdas econômicas e sociais ao deixarem de ser valorizados por cooperativas de reciclagem, indo na contramão da economia circular que tanto buscamos— explica Gabriela Otero, coordenadora do Blue Keepers e especialista em resíduos do Pacto Global.

A The Coca-Cola Company já é participante do Pacto Global da ONU mundialmente desde 2018. Nele, a companhia se compromete em colaborar com os objetivos e premissas da iniciativa por meio de uma série de programas, melhorias e avanços em ESG e sustentabilidade corporativa, alinhados aos princípios e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Neste contexto, ao repensar a gestão de resíduos para criar soluções que beneficiem sociedade e meio ambiente e que contribuam com desenvolvimento econômico, em 2022, a empresa anunciou globalmente a mudança de coloração da icônica garrafa de Sprite, a fim de facilitar a sua reciclagem, bem como comunicou sua adesão ao Pacto Global da ONU no Brasil e apoio às iniciativas Blue Keepers e Movimento+Água. Essa adesão acontece por meio de um calendário de ações, que abarcam mutirões de limpeza de rios e praias em prol da sua visão por um Mundo Sem Resíduos, além de outras atividades que reforçam sua participação no Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) como agente que promove a economia circular.

—Como companhia estamos empenhados na agenda em prol da circularidade e gestão correta de resíduos. Desde 2017 iniciamos programas de coleta e reciclagem nacionais e de grande escala como o Reciclar pelo Brasil, SustentaPet e Recicla Solar. Juntos, esses programas coletam e garantem, somente no Brasil, a circularidade de mais de 100 mil toneladas de materiais recicláveis por ano, sem contar no crescimento de volume em embalagens retornáveis. Mesmo assim, sentíamos falta de ações mais voltadas à comunicação e sensibilização de pessoas para o descarte correto e, por isso, iniciamos esta parceria da marca Sprite com o Blue Keepers —comenta Rodrigo Brito, Head de Sustentabilidade para Coca-Cola Cone Sul e Brasil. Ainda sobre a ação, o executivo finaliza: —Estamos muito contentes em ver estas ações e parcerias de limpeza de rios e praias acontecendo e crescendo por todo o país—.

Para participar da competição, os grupos de remadores deverão ser vinculados à base de clubes em Brasília (DF). Fotógrafos de qualquer idade podem se escrever, sendo aceitos amadores e profissionais.

A inscrição é gratuita e já está disponível aos interessados. Os vencedores serão premiados em duas categorias: maior quantidade de resíduos plásticos coletados e melhor fotografia com o tema “O Cerrado, o Lago Paranoá e a sua importância para os brasilienses”. As equipes interessadas em participar podem acessar o Edital com o regulamento e critérios da competição disponível em www.cerrados.org ou no perfil do Instagram @institutocerrados.

Premiação — As equipes inscritas terão até o dia 23 de junho para finalizar suas coletas. Aberto ao público, o evento de premiação acontece no dia 25 de junho, no Minas Tênis Clube, das 8 às 12 horas.

As equipes receberão 6 Remos Koa Double Blend com acabamento full carbono, sendo: . Categoria I - Maior quantidade de resíduos plásticos coletados: 4 remos, que deverão ser alocados para a base de remo que a equipe representa;

. Categoria II - Melhor fotografia do Lago Paranoá: 2 remos, sendo 1 para o fotógrafo e 1 para a base de remo que representa.

O material plástico coletado durante a competição será doado à Cooperativa Renova, que será responsável pela sua correta destinação.

Projeto Olho D’água — O Projeto Olho D'Água, uma parceria entre o Instituto Cerrados e a Coca-Cola Brasil, tem como objetivo proteger grandes áreas de Cerrado na bacia do Rio Paraná, incluindo porções do Distrito Federal e dos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo. O Projeto tem como foco a proteção de áreas de recarga subterrânea e margens de rios em propriedades rurais da região, por meio da instituição de áreas sob regime especial de proteção, essencialmente na forma RPPN e Servidão Ambiental.

Instituto Cerrados — O Instituto Cerrados - IC é uma Organização da Sociedade Civil fundada em 2011, com foco na conservação do bioma Cerrado, e comprometida com resultados concretos. Há 12 anos investimos esforços para a consolidação de territórios protegidos, sustentáveis e produtivos. Nossa meta é proteger 1 milhão de hectares de Cerrado até 2050, e para isso, atuamos por meio de diferentes estratégias, organizadas em quatro programas: Programa Jurema Proteção do Cerrado; Programa Povos do Cerrado; Programa Suindara; Programa Elos do Cerrado.

The Coca-Cola Company — The Coca-Cola Company (NYSE: KO) é uma empresa global de bebidas com produtos vendidos em mais de 200 países e territórios. O propósito da nossa empresa é refrescar o mundo e fazer a diferença. Vendemos várias marcas de bilhões de dólares em várias categorias de bebidas em todo o mundo. Nosso portfólio de marcas de refrigerantes inclui Coca-Cola, Sprite e Fanta. Nossas marcas de hidratação, esportes, café e chá incluem Dasani, smartwater, vitaminwater, Topo Chico, Bodyarmor, Powerade, Costa, Georgia, Gold Peak, Honest e Ayataka. Nossas marcas de nutrição, sucos, laticínios e bebidas à base de plantas incluem Minute Maid, Simply, inocente, Del Valle, fairlife e AdeS. Estamos constantemente transformando nosso portfólio, desde a redução do açúcar em nossas bebidas até a introdução de novos produtos inovadores no mercado. Buscamos impactar positivamente a vida das pessoas, comunidades e o planeta por meio do reabastecimento de água, reciclagem de embalagens, práticas de fornecimento sustentável e reduções de emissões de carbono em toda a nossa cadeia de valor. Juntamente com nossos parceiros de engarrafamento, empregamos mais de 700.000 pessoas, ajudando a trazer oportunidades econômicas para comunidades locais em todo o mundo.|www.coca-colacompany.come e, redes sociais. Sobre o Pacto Global da ONU

Como uma iniciativa especial do secretário-geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 18 mil participantes, distribuídos em 65 redes locais, que abrangem 162 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. |website em www.unglobalcompact.org.

O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje caminha para a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.900 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. | www.pactoglobal.org.br

Blue Keepers — O Blue Keepers é uma iniciativa nacional que busca a efetiva mobilização de recursos e inovação tecnológica no combate à poluição do plástico em bacias hidrográficas e oceano, com o envolvimento de empresas de todos os setores, diferentes níveis de governo e da sociedade civil na preservação do ecossistema. Como promotor do ODS 14, faz parte da Década do Oceano, criada pela ONU em 2020, que visa a conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. Hoje, estima-se que 150 milhões de toneladas de plástico circulem no mar. Suas apoiadoras são as empresas Braskem, Coca-Cola Brasil e OceanPact. | hotsite: www.pactoglobal.org.br/pg/blue-keepers e, redes sociais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira