Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/06/2008 - 10:13

Comitê Gestor do Pólo de Excelência em recursos hídricos toma posse

Uma das principais ações do Pólo será a consolidação do HidroEx – Centro de Excelência em Águas, criado pelo Governo de Minas e reconhecido pela Unesco.

No momento em que o mundo inteiro discute as questões ambientais com um enfoque especial na preservação das florestas e dos rios, o Governo de Minas dá um passo importante para transformar o Estado em referência nacional e internacional na gestão dos recursos hídricos. Para isso, empossa, no dia 26 de junho (quinta-feira), às 9 horas, na Sala Guimarães Rosa (BDMG), o Comitê Gestor do Pólo de Excelência em Recursos Hídricos, lançado em dezembro do ano passado pelo governador Aécio Neves. Uma das principais ações do pólo será a consolidação e a internacionalização do HidroEx.

Especialistas de renome já confirmaram presença no evento promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), entre eles o presidente do CT-Hidro (Ministério da Ciência e Tecnologia), pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco, José Almir Cirilo; e o consultor do CNPq e presidente do Instituto Internacional de Ecologia, pesquisador José Galizia Tundisi, da USP.

De acordo com a coordenadora do Pólo de Excelência em Recursos Hídricos, bióloga Magda Greco, uma das ações prioritárias do pólo é a estruturação e consolidação do HidroEx – Centro de Excelência em Águas, criado pelo Governo do Estado e já reconhecido pela Unesco -- em sua última reunião de trabalho realizada em Paris, do dia 9 a 14 de junho -- como Centro de Categoria II.

Com esse status, o HidroEx recebe a chancela da Unesco e passa a ser o segundo do Brasil. O outro em funcionamento é o Centro Internacional de Hidroinformática, instalado no Parque Tecnológico de Itaipu, no Paraná. Em todo o mundo existem 20 centros de categoria II e apenas o Instituto de Delft, na Holanda, está na categoria I, por receber recursos da Unesco.

O HidroEx, instalado em Frutal, no Triângulo Mineiro, terá uma característica voltada para a capacitação de recursos humanos que vão trabalhar com a gestão de recursos hídricos e com a pesquisa propriamente dita. O centro mineiro abrirá suas portas não apenas para brasileiros, mas também para pesquisadores da América Latina e dos países de língua portuguesa, conforme ficou definido na reunião da Unesco. Contudo, o HidroEx vai estabelecer acordos de cooperação com países da Europa, Japão e com os centros de categoria II das Américas.

Parcerias - Para o secretário Alberto Portugal, da Sectes, Minas Gerais, além do potencial hídrico, reúne as condições necessárias para ser referência na gestão dos recursos hídricos com ações voltadas para gerar conhecimento e tecnologia no setor. Ele ressalta o papel de articulador do Pólo de Excelência junto às diversas instituições, incluindo aquelas voltadas para a pesquisa. Portugal explicou que é de fundamental importância a parceria nesse esforço liderado pelo Governo com o objetivo de mudar o quadro atual com o aumento de assoreamentos, enchentes e contaminações de nascentes e rios, que são problemas encontrados não somente em Minas, mas em todas as regiões do Brasil.

O Comitê Gestor do Pólo de Excelência em Recursos Hídricos será responsável por nortear o planejamento estratégico e a execução das ações necessárias ao sucesso do projeto. Na prática, significa a definição das prioridades, inclusive a destinação dos recursos levantados.

O Comitê Gestor de Recursos Hídricos é formado por representantes da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes); Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa); Agência Nacional de Águas (ANA); Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop); Universidade Federal de Viçosa (UFV); Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg); Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig); Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa); HidroEX – Centro de Excelência em Águas e Instituto de Águas da UFMG.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira