Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/06/2008 - 08:13

Convênio entre Fetransportes, Ceturb - GV e GVBus irá controlar a qualidade da fumaça emitida pela frota do Transcol

A Federação das Empresas de Transportes do Estado do Espírito Santo (Fetransportes), a Companhia de Transporte Urbano da Grande Vitória (Ceturb-GV) e o GVBus – Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória assinarão um convênio que fará o controle da emissão de fumaça preta da frota do Transcol na Grande Vitória. O documento será assinado durante a abertura oficial da Feira Internacional de Econegócios e Tecnologias Limpas (Fietec), no dia 02 de julho, às 9 horas, no Centro de Convenções de Vitória.

O controle será realizado pelo Programa Despoluir/ES (Programa Ambiental do Transporte), lançado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). Para medir o nível de poluição da fumaça dos ônibus que circulam na Grande Vitória será usado o Opacímetro, instrumento que mede a opacidade da fumaça dos veículos.

Os ônibus serão avaliados na garagem, no fim do expediente. O Opacímetro, que será colocado na descarga do veículo, com o ônibus ligado, avalia as condições da fumaça liberada. Segundo o coordenador do Programa Despoluir/ES, João Carlos Fernandes, o indicativo de reprovação do veículo está diretamente ligado à opacidade da fumaça. “Quanto mais escura estiver a fumaça maior a opacidade e a poluição causada pelo veículo. A fumaça preta é sinal de que o veículo está desregulado e queimando mais combustível”, explica.

A avaliação será trimestral e os veículos que estiverem de acordo com a legislação ambiental recebem o Selo Despoluir de Eficiência Energética. “O selo será afixado no pára-brisa do ônibus e será uma forma de controle, já que terá a data que o veículo foi avaliado. Como a avaliação é feita a cada três meses, poderemos conferir pelo selo quais veículos devem ser reavaliados”, afirma Fernandes.

A alta opacidade da fumaça pode ser determinada por diversos motivos: qualidade ruim do combustível, filtro de ar sujo, bico injetor danificado ou desregulado, válvula ou bomba injetora com problemas. Quando os veículos são reprovados, a empresa é orientada a avaliar os equipamentos e fazer as devidas correções dos problemas. Em no máximo duas semanas é feita uma reavaliação para garantir a correção dos problemas.

Fietec - A Fietec é o maior evento já realizado no Brasil para discutir Econegócio. A feira ocorre na próxima semana, entre os dias 02 e 04 de julho, e debaterá a temática “Oportunidades no mercado ambiental”. Resultado de uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Integrado para Ações Sociais (Instituto Ideias), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES) e o Iema, a Fietec busca mobilizar empresas, indústrias, sociedade civil, comunidade acadêmica, entre outros, para as potencialidades existentes no mercado ambiental. A programação inclui mesas temáticas, fórum técnico-científico, cursos, café de negócio, clínicas tecnológicas (consultoria), feira de negócios e desfile de moda sustentável. A previsão é de que a feira atraia mais de dez mil visitantes. A Fietec faz parte das iniciativas de mobilização do Programa Capixaba de Materiais Reaproveitáveis.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira