Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/07/2008 - 07:50

Ráscal aposta num novo conceito arquitetônico totalmente sustentável

Num amplo espaço, o charme está nos detalhes: árvores nativas, paredes de vidro, luz natural, música ambiente e uma praça ao ar livre sob a sombra de uma jabuticabeira.

O Ráscal inaugurou uma unidade totalmente moderna e arborizada no Itaim. O conceito arquitetônico será diferente dos outros sete restaurantes - cinco em São Paulo e dois no Rio de Janeiro. O charme da mais ampla casa do Grupo fica por conta dos detalhes: são várias árvores nativas distribuídas nas partes interna e externa, som ambiente e um pátio ao ar livre coberto apenas pela frondosa jabuticabeira do local.

A casa, localizada na rua Leopoldo Couto de Magalhães Junior (esquina com a Professor Atílio Innocenti), tem capacidade para 300 pessoas em dois espaços: o salão principal com pé-direito alto e o pátio aberto. À vista de todos, estão o forno a lenha para preparar ciabattas e pizzas, e uma adega climatizada com capacidade para 1.260 garrafas.

O conceito arquitetônico - O destaque é a transparência do espaço. Toda a fachada é feita de vidro, sem nenhuma parede ou viga, permitindo completa integração do exterior com o interior do ambiente, inclusive com a cozinha. "A arquitetura foi pensada para que o próprio trabalho culinário tenha um aspecto cênico, unindo o público e os serviços de uma maneira bem agradável e prazerosa de se apreciar", explica Roberto Bielawski, fundador e proprietário do Ráscal.

Também na fachada, é possível perceber os dois níveis do projeto: a marquise com o mesmo pé-direito baixo no bar e na calçada, e o amplo vão do interior com pé-direito alto. "Utilizamos uma estrutura em concreto aparente e aço revestido de madeira que permitiu que as árvores passassem pelo meio do restaurante", revela Mauro Munhoz, arquiteto responsável. A construção da casa é da Souza Lima. A casa tem isolamento térmico e acústico.

Preocupação ecológica - Além do charme, o pé-direito alto tem a função de controlar a insolação direta sem aquecer demais o ambiente para economizar a energia do ar-condicionado. "As janelas altas estão voltadas para o quadrante oeste, que recebe iluminação natural durante todo o ano. Por isso criamos uma estrutura que funciona como um brise, com elementos vazados de concreto e vidro para conter parte da entrada do sol", conta Mauro.

A preocupação com o meio ambiente também foi levada em conta na captação da água pluvial para a limpeza e na escolha de um sistema que combina energia solar e a gás. Além disso, a estrutura metálica foi revestida de madeira Cumaru de manejo sustentável.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira