Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/07/2008 - 09:58

Gerdau cria reserva ambiental permanente

A Gerdau acaba de criar mais uma reserva ambiental permanente brasileira. A área de 1.247 hectares — o equivalente a 1.100 campos oficiais de futebol — é localizada na Serra de Ouro Branco, em Minas Gerais. A reserva abriga espécies da flora em extinção e animais silvestres. A iniciativa é fruto da interação entre a Gerdau e o Instituto Estadual de Florestas do SISEMA — Sistema Estadual de Meio Ambiente — de Minas Gerais.

A criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma decisão voluntária da Gerdau. Além disso, tem caráter perpétuo e irrevogável, de acordo com a Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Lei do SNUC Nº 9.985/2000). A iniciativa visa contribuir para a proteção e manutenção da diversidade biológica e reforça o compromisso da Gerdau com a conservação e uso sustentável dos recursos naturais.

"A criação dessa reserva é uma importante contribuição para a preservação da fauna e flora do cerrado brasileiro e possibilitará a realização de pesquisas científicas e atividades de educação ambiental", afirma o diretor-presidente (CEO) do Grupo Gerdau, André Gerdau Johannpeter.

A RPPN está localizada no sopé da Serra do Ouro Branco, em Minas Gerais, e faz limite com o marco zero da Cadeia do Espinhaço. A reserva possui vegetação característica de transição de mata atlântica.

Na reserva, podem ser encontradas espécies raras da flora brasileira, como a Vriesea minarum, uma planta da família das bromélias que está na lista da flora ameaçada do Brasil. Nela também foi descoberta a Dyckia ourobrancoensis, que só é encontrada no paredão da Serra do Ouro Branco. Os estudos sobre essa espécie estão sendo publicados na revista científica "Journal of Bromelial Society", dos Estados Unidos. Além disso, dentro da reserva foi localizada a Aspilia caudata uma espécie de margarida que só existia até então no Parque Estadual do Itacolomi, na região de Ouro Preto. A região abriga as principais nascentes que contribuem para o abastecimento do reservatório Soledade, bem como espécies animais silvestres como o lobo-guará e ouriço-caixeiro.

No momento, está sendo realizado um Plano de Manejo da Reserva, cujo primeiro passo é o diagnóstico ecológico detalhado da área, considerando flora, fauna e recursos hídricos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira