Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/07/2008 - 12:13

Governo do Rio define operação de retirada de lixo flutuante na Baía de Guanabara


Embarcações piratas também foram foco de inspeção.

Combate ao lixo flutuante e às embarcações piratas. Esses foram os focos da vistoria na Baía de Guanabara realizada no dia 30 de julho (quarta-feira), pelo secretário de Transportes, Julio Lopes, pela secretária do Ambiente, Marilene Ramos, e pelo Capitão dos Mares do Rio, Comandante Lima Filho. A inspeção começou às 9h pelo entorno da estação das Barcas da Praça XV. Em seguida, os secretários percorreram a travessia marítima entre o Centro do Rio e Niterói. Durante a inspeção, foram identificados os pontos de acúmulo de lixo na Baía de Guanabara.

A previsão é que a operação de retirada de lixo flutuante comece em agosto. Segundo a secretária do Ambiente, o trabalho será feito por três embarcações: duas traineiras e um barco de menor porte, que vão circular pela Baía de Guanabara.

- A passagem das duas traineiras, interligadas por uma rede, vai funcionar como um arrastão, retirando o lixo. Nós já utilizamos ecobarreiras na foz de alguns rios que deságuam na margem leste da baía, como na saída do Canal do Cunha e no Canal do Caju, no Rio. Agora, vamos instalar também ecobarreiras na foz dos rios Brandoa e Maruí, em Niterói, que hoje são dois pontos de emissão de lixo para a baía. A idéia é expandir o trabalho de remoção desse material para a área de tráfego das barcas – explicou a secretária Marilene Ramos.

O excesso de lixo nas águas da baía é o principal responsável pelas panes nos motores das embarcações que fazem o transporte marítimo de passageiros. Esses incidentes acabam provocando atrasos e transtornos no transporte de passageiros.

Secretária do Ambiente, Marilene Ramos, o Capitão dos Mares do Rio, Comandante Lima Filho e o secretário de Transportes, Julio Lopes

Durante a vistoria, na Ponta da Areia, próximo à Ponte Rio-Niterói, foi identificado um grande acúmulo de lixo na área dos estaleiros. Perto deste local, na Ilha da Conceição, existe um cemitério de barcos, com várias carcaças abandonadas.

- As secretarias de Transporte e de Ambiente vão fazer um esforço conjunto para retirar essas carcaças de barcos e navios, que há anos estão abandonados na baía. Vamos propor que os próprios estaleiros ajudem nessa ação – disse Julio Lopes.

As embarcações que fazem transporte irregular de passageiros dentro da baía também foram alvo da inspeção. O secretário de Transportes vistoriou um píer montado na praia de Itaoca, em São Gonçalo, por onde é feito transporte irregular de passageiros para Paquetá.

- Esse tipo de transporte precisa ser regularizado. Vamos continuar fazendo vistorias para identificar pontos de embarque e desembarque irregulares de passageiros – comentou Julio Lopes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira