Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/08/2008 - 08:05

Pesquisa e Educação Ambiental ganham novo espaço em Minas Gerais

Construção do Centro de Pesquisa é resultado de parceria inédita entre a Ferrous do Brasil e o Instituto Cultural Inhotim.

Comprometidos com ações de sustentabilidade, a Ferrous Resources do Brasil Ltda e o Instituto Cultural Inhotim assinam convênio para a construção do Centro de Pesquisa e Educação Ambiental Ferrous-Inhotim. O novo espaço tem por objetivo tornar-se referência na produção de conhecimento científico e tecnológico. O investimento inicial da Ferrous no projeto é de R$ 5 milhões e ocupará área de 10 mil m².

O Centro de Pesquisa e Educação Ambiental Ferrous-Inhotim surge do interesse conjunto dos parceiros em preservar o meio ambiente e desenvolver pesquisas que servirão de modelo para todo o País. A experiência do Instituto Cultural Inhotim com a realização de pesquisas em parceria com instituições renomadas, como PUC, UFMG e Unicamp, com apoio da Fapemig, constitui um fator decisivo para o sucesso do novo espaço.

O Centro de Pesquisa e Educação Ambiental Ferrous-Inhotim é um espaço interinstitucional destinado a estudos e cursos avançados em meio ambiente. Prioriza estudos interdisciplinares sobre gestão ambiental o que inclui pesquisas sobre solo, clima, botânica, zoologia, mecanismos de desenvolvimento limpo e geoprocessamento.

Além da parceria para a implantação do Centro, as universidades UFMG, PUC Minas, as Secretarias de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e as empresas Cemig e Copasa firmam acordo de cooperação técnica para a estruturação do conselho consultivo do Centro de Pesquisa e Educação Ambiental Ferrous-Inhotim. Esse acordo é fundamental para definição da agenda de pesquisas e para o pleno funcionamento em rede.

O Centro de Pesquisa e Educação Ambiental Ferrous-Inhotim teve o projeto desenvolvido pelo arquiteto paulista Siegbert Zanettini e prevê 12 laboratórios, cinco salas de aula, berçário botânico, biblioteca multimídia, estufa, viveiro e um centro de realidade virtual.

A criação do Centro de Pesquisa é coerente com a proposta estética de Inhotim ao redefinir a relação do homem com o meio ambiente e com a vida, ao se engajar na agenda de produção de conhecimento comprometido com a transformação. “É uma atitude clara em favor da construção da cidadania contemporânea”, diz Marcelo Teixeira, diretor-executivo do Instituto Cultural Inhotim.

A Ferrous é uma empresa sintonizada com os desejos da comunidade e a parceria para a construção do Centro consolida esse posicionamento. “O Centro de Pesquisa nasce para fortalecer o compromisso da companhia com a sustentabilidade”, ressalta Robert Graham, do Conselho de Administração da Ferrous.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira