Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/08/2008 - 13:57

Estado do Amazonas recebe apoio do BID para melhorar as condições de vida nos igarapés


Empréstimo do Banco vai beneficiar diretamente mais de 15 mil famílias em Manaus.

O Estado do Amazonas vai receber empréstimo de US$154 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento para financiar obras de drenagem e escoamento de esgoto e sistemas de coleta e disposição de lixo. O projeto vai beneficiar famílias que vivem em áreas mais vulneráveis a enchentes e que mais sofrem com doenças causadas por água contaminada em Manaus.

O projeto financiará obras nos igarapés de Educandos, Quarenta e São Raimundo, lar de mais de 600 mil pessoas. O empréstimo do BID vai permitir a renovação e reorganização urbana, incluindo a construção de estruturas de drenagem, controle de enchentes e de casas. Também serão financiadas atividades socioculturais durante o processo de reassentamento das famílias que vivem em áreas de risco. Aproximadamente 15,5 mil pessoas vão ficar livres dos impactos das enchentes depois que o programa estiver finalizado.

Ao controlar a descarga direta de esgoto e lixo nos igarapés, o programa vai contribuir com a melhoria da qualidade da água na região. O objetivo é reduzir a incidência de diarréia aguda nas comunidades em menos da metade e o nível de resíduo biodegradável orgânico de 240 mg/litro para aproximadamente 20 mg/l. Outro resultado esperado é a redução do número de assentamentos irregulares em 5% na cidade de Manaus.

O BID tem focado seus esforços no Brasil na melhoria das condições de vida das famílias de baixa renda nas cidades brasileiras que crescem mais rapidamente. Como outras áreas metropolitanas, Manaus se expandiu rapidamente. A população aumentou mais de cinco vezes nas três últimas décadas e hoje é de aproximadamente 1,7 milhão de pessoas. Muitos imigrantes chegam à cidade e ocupam as áreas às margens dos córregos e riachos, conhecidos como igarapés, afetados periodicamente por enchentes, principalmente entre os meses de janeiro e julho, o período de chuvas na região.

O empréstimo do BID tem prazo de 25 anos, com cinco anos de carência e vai financiar 70% do total do projeto. O empréstimo é em dólares americanos e terá juros na taxa do London Interbank Offered Rate (Libor).

Essa operação vem complementar outro empréstimo do BID concedido ao Estado do Amazonas em 2006 para o início das obras de saneamento e abastecimento de água nos igarapés de Educandos e Quarenta, localizados no coração da cidade de Manaus. | BID

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira