Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/08/2008 - 09:25

Furlan defende a sustentabilidade como novo modelo empresarial responsável

O ex-ministro elogiou o governo Lula e a ex-ministra Marina Silva, pelo trabalho desenvolvido em prol da Sustentabilidade no Brasil.

Luiz Fernando Furlan, presidente do Conselho da Fundação Amazônia Sustentável e ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, defendeu no dia 12 de agosto (terça-feira), em São Paulo, a necessidade da adoção de um novo paradigma de desenvolvimento, não só pelas empresas como também pelos governos, Terceiro Setor e institutos de ensino e pesquisa. Furlan foi o convidado especial do 14º Seminário LIDE “Sustentabilidade: Crescimento Econômico com Respeito Ambiental”, que aconteceu no hotel Caesar Park Faria Lima, e reuniu mais de 200 empresários associados ao Grupo.

“Os princípios de sustentabilidade já estão se movendo para o eixo das decisões estratégicas dos negócios nas grandes empresas, mas não tão rapidamente como deveria ser. Frente à realidade socioambiental planetária deste século, é impositiva uma mudança de modelo de desenvolvimento”, analisa o ex-ministro.

Para Furlan, o lucro a qualquer custo já não tem mais lugar atualmente, pois a ação do homem sobre o planeta tem causado danos irreparáveis para as futuras gerações, com prejuízos que remontam a trilhões de dólares. Segundo dados do Relatório Stern, de 2006, os prejuízos causados pelas alterações climáticas nos próximos 50 anos podem chegar a US$ 7 trilhões

Partindo do modelo desenvolvimentista brasileiro dos anos 70, que gerou industrialização e devastação indiscriminadas em prol do crescimento, Furlan mostrou a evolução, por décadas, dos eventos que levaram ao conceito de crescimento sustentável de hoje, sobretudo em função do processo de mudanças climáticas instalado no planeta, com conseqüências desastrosas.

O ex-ministro também elogiou o governo Lula e a ex-ministra Marina Silva pelo trabalho desenvolvido em prol da sustentabilidade no Brasil e disse que “todos nós podemos fazer um pouco. O Brasil já é um ótimo exemplo de reciclagem para o mundo”.

A Fundação Amazonas Sustentável é uma instituição privada, sem fins lucrativos, de interesse público, não governamental e sem vínculos político-partidários. A instituição foi criada em 20 de dezembro de 2007, pelo Governo do Estado do Amazonas e pelo Banco Bradesco, e tem a missão de promover o desenvolvimento sustentável em unidades de conservação no Amazonas, visando a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das populações tradicionais.

“Queremos reduzir o desmatamento, erradicar a pobreza, melhorar os indicadores sociais e gerar renda baseada em atividades sustentáveis dentro de unidades de conservação do Amazonas. A Fundação busca ainda aproximar empresas e instituições interessadas em colaborar com o desenvolvimento sustentável e a gestão de unidades de conservação do Estado do Amazonas, envolvendo cerca de 10 mil famílias”, complementa Furlan.

O LIDE adquiriu créditos de carbono para compensar a emissão de CO2 originadas pelo seu 14º Seminário. O Grupo vai cuidar para que a emissão de carbono seja compensada com medidas favoráveis ao meio ambiente. Através do programa Evento Neutro, será feita uma quantificação das emissões de gases estufa e definida uma forma de compensação ambiental, que pode ocorrer de várias formas: desde o plantio de árvores até a aquisição de créditos de carbono, que vêm de projetos de desenvolvimento limpo, tais como reflorestamento, energia renovável ou tratamento adequado de resíduos industriais ou sanitários.

Índice LIDE / FGV - A Pesquisa LIDE – FGV Sustentabilidade realizada hoje, durante o 14º Seminário LIDE, com 204 CEOs associados ao LIDE, apresentou que 70% das empresas presentes promovem ações para minimizar os impactos ambientais de sua atividade. Enquanto que 62% das empresas planejam a médio prazo controlar ou reduzir a emissão de gases de efeito estufa, como o CO2. A pesquisa foi conduzida pelo professor Fernando Meirelles, diretor da FGV-EAESP. || Site: www.fas-amazonas.org

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira