Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/08/2008 - 11:22

Plantronics demonstra preocupação sócio-ambiental

Companhia possui iniciativas verdes em todas as suas fábricas e busca integração com comunidades locais.

São Paulo - Atualmente, a preocupação com habitat é um tema a ser enfrentado por todas as companhias, que devem buscar, cada vez mais, estarem atentas a qualquer tipo de impacto que suas operações podem causar no meio ambiente. Consciente disso, a Plantronics, líder mundial na fabricação e comercialização de headsets, INC. (NYSE: PLT), reforça seu compromisso com a responsabilidade ambiental e social e continua investindo fortemente em ações de preservação do ambiente e desenvolvimento das comunidades onde está presente – hoje a empresa opera em 19 países e conta com mais de 5 mil associados em todo o mundo.

Para tanto, a companhia criou uma série de valores próprios, como programas de incentivo pioneiros em prol da preservação, que incluem desde reciclagem e reutilização de matéria-prima até a eliminação consciente e segura de resíduos. Paralelamente a estas iniciativas verdes, carros-chefes da empresa, a Plantronics tem a preocupação de se adequar às mais variadas normas, certificações e diretivas globais como a RoHS (Restrição de Resíduos por Substâncias Prejudiciais), WEEE (sigla, em inglês, para Resíduos Elétricos e Aparelhos Eletrônicos Europeus), ISO 9001 e ISO 14001. Com isso, já recebeu prêmios como o Gold LEEDs (sigla, em inglês, para Energia e Design Ambiental), Ibero American, Ásia Pacific Quality, Waste Reduction Recycling, entre outros.

"Acreditamos que as empresas não podem apenas se mostrar preocupadas com o ambiente. Elas precisam agir em cada fase do negócio, certificando-se de que isso é um elemento estratégico na tomada de decisões. A Plantronics entende que muitos aspectos dos negócios impactam no ambiente e nas comunidades em que se vive e por isso, busca investir em soluções para um mundo mais verde, adaptando-se a padrões rigorosos que protegem a terra, a água e as pessoas", explica Vera Thomaz, gerente de território da Plantronics.

Principais realizações: A Plantronics foi umas primeiras companhias globais a investir em produtos que minimizam o impacto sobre o meio ambiente, fazendo com que eles possam ser reutilizados, reciclados ou descartados de forma segura. Foi também pioneira ao atuar em conformidade com a diretiva RoHS, aplicável a todos os produtos que são vendidos na União Européia. Conhecida como 'lei do chumbo', a RoHS proíbe a entrada e comercialização de produtos eletrônicos compostos ou fabricados a partir de substâncias perigosas - chumbo, o cádmio, mercúrio, cromo hexavalente, bifenilos polibromados e éteres difenil-polibromados. O mesmo tratamento é dado às embalagens , que são criadas sem a utilização de metais tóxicos ou pesados.

Quanto à reciclagem, a companhia financia a gestão de seus próprios resíduos, estimulando a eliminação de forma segura e consciente, se aliando à diretiva WEEE. Por meio dessa iniciativa, na Califórnia, por exemplo, conseguiu-se a redução de sete caminhões de lixo para um e meio por mês. Paralelamente, a Plantronics conseguiu implementar um sistema de captação solar que gera 200 kilowatts de energia anualmente, reduzindo as emissões de gás carbônico em 200 toneladas. "Essa redução representa cerca de 40 automóveis a menos emitindo gases", diz Vera. Outro benefício é a doação voluntária de energia da fábrica à cidade, gerenciada pelo programa Demand Bid (Oferta para Demanda), quando a geração local está sobrecarregada e precisa de ajuda.

Já na instalação mexicana, chamada de Plamex, a companhia consegue reciclar, anualmente, mais 450 toneladas de materiais entre papelão, plástico, cabos e componentes. "Somos os únicos a termos importantes prêmios na região como os Ibero American, Ásia Pacific Quality, Waste Reduction Recycling, além da certificação Clean Industry do México", diz a gerente, completando que "a preocupação com o ambiente faz parte da filosofia da empresa, independentemente do local onde estamos".

Na China, a Plantronics foi a primeira e única fábrica a receber a certificação Gold LEEDs. Com implementação de sistemas isolados que captam água da chuva e luz solar, a fábrica local consegue utilizar as fontes renováveis para irrigação de todo o entorno da instalação, economizando o uso de água. Além disso, a Plantronics estimula a utilização do transporte alternativo, como os patinetes elétricos, menos poluentes. "Estimamos que cerca de 90% dos funcionários utilizarão esse tipo de transporte em breve", enfatiza..

Responsabilidade social - Aliada a essa preocupação ambiental, a Plantronics busca que suas instalações se integrem ao ambiente social onde estão inseridas. "No México, por exemplo, oferecemos mais de 50 treinamentos progressivos e dirigidos para conscientização. Em uma única iniciativa, em 2007, distribuímos 500 árvores para serem plantadas ou na casa ou nas comunidades das pessoas", explica a Vera.

Já na Califórnia, a companhia utiliza para abastecimento de suas lanchonetes somente alimentos de fornecedores locais, tanto da região de Santa Cruz, quanto de Monterrey. "Comprar produtos da região ajuda a fornecer suporte à economia local, além de ajudar a reduzir as emissões associadas ao processo de embarque e entrega de alimentos", observa a gerente. Além disso, parte dos materiais reciclados são revendidos e a arrecadação é destinada à compra de 500 toneladas de alimentos para crianças e idosos carentes da região.

"Sabemos que existe muito a ser feito e que não pode ser um trabalho isolado. Já demos o primeiro passo e trabalhamos constantemente para que essa visão e missão da empresa perdurem e se espalhem em todos os países onde a Plantronics está presente", conclui Vera.

Perfil - Há 44 anos no mercado, a Plantronics foi pioneira na fabricação de headsets e estava presente na transmissão da histórica frase de Neil Armonstrong, quando o homem pisou na Lua, pela primeira vez, em 1969: "Um pequeno passo para o homem, mas um salto gigantesco para a humanidade" . Com sede na Califórnia (EUA) e presente em mais de 20 países, a empresa produz e comercializa headsets com a mais avançada tecnologia, inclusive wireless e bluetooth com variadas aplicações, desde celulares até computadores e games, para uso comercial e residencial. A excelente qualidade de áudio dos headsets está associada aos conceitos "Sound Innovation' (inovação do som) e "Enriching Life Through Sound" (enriquecimento da vida através do som), que seguem a marca em todo o mundo, além do conforto e design inovador, que contribuem para que a Plantronics seja a principal no mercado mundial de headsets.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira