Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/08/2008 - 11:54

Cedae inicia importante obra para despoluição da Baía de Guanabara

A Nova Cedae iniciou no dia 22 de agosto (sexta-feira),uma importante obra do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara (PDBG). Trata-se da interligação do Tronco Coletor de Esgotos Barão de Tefé com o Tronco Coletor de Esgotos Alegria, que deve ser concluída em até 90 dias. Com isso, 50 litros de esgotos por segundo, provenientes de parte do bairro da Saúde, serão enviados para a Estação de Tratamento de Esgotos de Alegria, no Caju. A obra será realizada na altura da Avenida Barão de Tefé, estendendo o tronco ao longo da Avenida Rodrigues Alves até a caixa de confluência do Tronco Alegria. Devido à profundidade do Tronco Alegria, a Estação Elevatória de Esgoto Barão de Tefé será desativada, com conseqüente redução de gastos operacionais, como energia elétrica e manutenção eletromecânica.

O assentamento dos troncos coletores do PDBG, iniciado em 1998, teve um grande impulso nos dois últimos anos com a utilização de um método não destrutivo de construção. Esse moderno método evita que as vias expressas (ruas, estradas e avenidas) sejam avariadas com a abertura de valas e buracos para a colocação de tubulações. Na instalação dos coletores tronco do Centro, que vão da Estação de Alegria até o Primeiro Distrito Naval, atravessando toda a extensão da Avenida Rodrigues Alves, foram enfrentados vários desafios como interferências e mudanças do trajeto original, que, muitas vezes, tiveram que ser vencidos manualmente.

Desde junho deste ano, com a inauguração do Sistema de Coleta de Esgotos do Centro, a Estação de Tratamento de Esgotos de Alegria teve a sua vazão aumentada de 1.500 para 2.500 litros de esgotos por segundo, beneficiando a cerca de 1,5 milhão de moradores de Andaraí, Benfica, Caju, Catumbi, Centro, Cidade Nova, Estácio, Gamboa, Grajaú, Macaranã, Praça da Bandeira, Rio Comprido, Santo Cristo, São Cristóvão, São Francisco Xavier, Tijuca e Vila Isabel. Toda essa rede compreende uma extensão de 15.500 metros de troncos. Os troncos coletores do Centro têm uma extensão de 8.300 metros, com diâmetros que variam de 1,2 a 2 metros e assentamento retilíneo com profundidade mínima de 4,50 metros e máxima de 14,50 metros nos pontos extremos.

. Mais informações e utilidade pública da Nova Cedae nos banners lincados em Empresas & Negócios e Fator Público neste Portal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira