Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/08/2008 - 12:20

Game on-line trata de sustentabilidade e responsabilidade social

São Paulo - A abordagem de questões de sustentabilidade e responsabilidade social tratados de forma divertida e lúdica é a proposta do PVC Game (http://www.institutodopvc.org/pvcgame/), lançado pelo instituto do PVC. Trata-se de um jogo on-line que oferece ao internauta a oportunidade de testar sua capacidade de gerenciar uma indústria e seus produtos de forma sustentável, considerando, portanto, os aspectos sociais, ambientais e econômicos de todo o ciclo de vida de um produto, desde a extração das matérias-primas até a reciclagem.

A cadeia produtiva do PVC é utilizada como cenário do jogo. Em cada etapa, o internauta, que será o CEO (Chief Executive Officer) da empresa, enfrenterá uma série de situações que o levará a um processo de auto avaliação e aprendizado. O jogador agregará conhecimento sobre o ciclo de vida do PVC e, considerando sua indústria virtual, deverá tomar decisões estratégicas no sentido da sustentabilidade e competitividade.

Assim, o CEO será avaliado no que se refere aos possíveis questionamentos das forças que atuam na sociedade, como por exemplo, governo, comunidades, ONG’s, cientistas, concorrentes, etc. A estratégia de gerenciamento escolhida deverá atender às demandas desses atores.

Para o diretor executivo do Instituto do PVC Miguel Bahiense, o PVC Game é uma forma divertida e ao mesmo tempo educativa para divulgar os produtos de PVC e os caminhos adotados por esta indústria em busca da sustentabilidade. “O jogo se destina aos mais diversificados públicos, de estudantes a executivos, que terão a oportunidade de vivenciar situações cada vez mais próximas a realidade atual das indústrias: a busca do desenvolvimento sustentável”, completa.

Como funciona – No início do PVC Game, o CEO/Internauta recebe €5.000, que deverão ser investidos inicialmente na planta de transformação de produtos de PVC. Entre as possibilidades estão: pisos, tubos e conexões, geomembranas, janelas, embalagens, dispositivos médicos e produtos alta tecnologia. O dimensionamento da fábrica de transformação estará diretamente relacionado à disponibilidade de resinas de PVC e suas matérias-primas.

A partir daí, os produtos serão colocados à venda, e a empresa passará a gerar recursos próprios que serão investidos no sentido de tornar a empresa cada vez mais sustentável. O CEO terá a possibilidade de investir no aumento de capacidade produtiva, fabricação de novos produtos, ampliação da produção de resinas de PVC, melhorias ambientais de seus processos e produtos, estudos científicos sobre sua segurança, publicidade e marketing, sistemas de coleta seletiva e também reciclagem.

Dentro deste ambiente, o CEO será avaliado pelos mais diversos atores sociais. Governo, formadores de opinião, ONG’s ambientalistas, consumidores, etc, estarão atentos às movimentações dessa indústria virtual, no sentido de cobrar possíveis erros estratégicos e também reconhecer as boas decisões que poderão levar à sustentabilidade.

Ao término do jogo, que simula um período de dez anos, uma avaliação mostrará o desempenho da empresa no quesito sustentabilidade, além do desempenho econômico do negócio. || www.institutodopvc.org/pvcgame.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira