Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Franquia Restaura Jeans: dez anos de preocupação com o meio ambiente

Sede da empresa em Santa Cruz do Sul (RS), onde também funciona a usina de tingimento, conta com uma Estação de Tratamento de Efluentes desde 1997. Diariamente, 200 mil litros de água são submetidos a processos que permitem seu reuso.

São Paulo - Na rede de franquias Restaura Jeans - 211 lojas especializadas em tingimento, costura, customização, lavagem de roupas, higienização e renovação de couro – a preocupação com o meio ambiente sempre foi uma realidade. Há dez anos, quando a usina de tingimento foi inaugurada em sua sede – localizada em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul - iniciou-se um trabalho de tratamento de efluentes.

O franqueador Flavio Conrad relembra: “No início, fazíamos apenas a decantação por meio de um tanque. O resultado era tímido”, confessa. “Dois anos depois, foi instalada uma nova estrutura que beneficia não só a empresa, mas principalmente, o meio ambiente como um todo, uma vez que usamos menos recursos hídricos”.

Quatro funcionários trabalham diretamente na estação de tratamento de efluentes. A estrutura – que exigiu um investimento de R$ 700 mil – ocupa um espaço de 500 m2 e é capaz de tratar 300 mil litros por dia. “Tratamos, atualmente, 200 mil litros de água por dia e reutilizamos 30% da água tratada”, diz Conrad.

Também pensando em diminuir o consumo de recursos hídricos em seus processos de tingimento, a Restaura Jeans constantemente investe em novos processos, tecnologias e equipamentos. Segundo o franqueador, com este esforço foi possível diminuir em mais de 20% o consumo de água para tingir e processar peças.

A geração de energia também mereceu atenção especial: a Restaura Jeans utiliza em sua caldeira materiais residuais de outras empresas da região. “A comunidade reconhece nossa seriedade e preocupação com os recursos naturais, o que faz com que recebamos, constantemente, estagiários de diversas universidades”, finaliza o franqueador.

Como funciona a Estação de Tratamento de Efluentes - O tingimento é, na verdade, uma lavagem em máquinas a vapor. Todo o resíduo eliminado por estes equipamentos escoa por uma vala comum que o leva à Estação de Tratamento de Efluentes.

Na primeira etapa, um tanque de areia faz a decantação dos resíduos mais pesados (areia, pedras, etc). Em seguida, um tanque de homogeinização faz uma limpeza na água e baixa sua temperatura, que chega a 90º C no processo de tingimento.

Na terceira e quarta fases, a água tem seu PH ajustado e sofre um processo chamado floculação. Feito isso, a água segue para um tanque de decantação e tem seu lodo retirado.

Após a decantação, a água tratada é retirada e o lodo vai para um tanque. Lá, ele é filtrado e as placas vão para um depósito – de onde saem para um aterro licenciado.

Perfil da Restaura Jeans - A rede de franquias Restaura Jeans conta com 211 lojas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste. Oferece um mix completo de serviços para vestuário: lavagem, tingimento, tratamento e renovação de couro e customização de peças. Há dois anos, a empresa conquista dois importantes prêmios: o Selo de Excelência em Franchising, da ABF – Associação Brasileira de Franchising e o prêmio ‘As Melhores Franquias do País’, que considerou a marca pelo segundo ano consecutivo como a melhor franquia do segmento de Limpeza e Conservação. Este último foi concedido pela GV Consult, braço de pesquisas da Fundação Getúlio Vargas, e pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, da Editora Globo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira