Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/09/2008 - 09:05

Condor recicla 60 toneladas de garrafas PETs por mês

Material é usado na fabricação de cerdas para vassouras.

Preocupada em contribuir para amenizar os impactos ambientais, a Condor, empresa catarinense com 79 anos de existência, desenvolveu um projeto de reciclagem de garrafas PET que se transforma em cerdas para vassouras. Criado em meados de 1998, o programa já reciclou milhares de toneladas.

“A coleta cresce a cada ano, graças à maior conscientização das pessoas sobre a destinação correta do lixo”, comenta Elzo Duda, gerente industrial da companhia.

O uso de garrafas PET na fabricação das cerdas representa uma contribuição muito importante dentro do total de materiais processados. Segundo Gilberto Bayerl, Gerente de Marketing, 60 toneladas de garrafas PET deixam de agredir o meio ambiente todos os meses.

Depois da limpeza, retirada de rótulos e tampas, as embalagens se transformam em granulados e são processadas, tornando-se aptas para fabricação das cerdas. “Vinte garrafas PET de refrigerante de 2 litros, correspondem a um quilo de plástico reciclável”, comenta Bayerl.

Além das garrafas PET, o programa da Condor inclui outros materiais recicláveis como sacolas e embalagens plásticas. De todo o material processado pela Condor por mês, 37% é de materiais virgens e 63% de materiais reciclados.

A Condor mantém pontos de coleta, em sua unidade catarinense, para receber os materiais recicláveis que seus colaboradores trazem de suas casas.

Curiosidades: Tempo de decomposição: - Papel: 2 a 4 semanas. | - Tecido de algodão: 1 a 5 meses. | - Corda: 3 a 5 meses. | - Meia de lã: 1 ano. | - Vara de bambú: 1 a 3 anos.n | - Estaca de madeira pintada: 13 anos. | - Lata de alumínio: 200 a 500 anos. | - Plástico: 450 anos. | - Garrafa de vidro: tempo indeterminado. | - Pneus: tempo indeterminado.

Condor - O fundador Augusto Emílio Klimmek, nascido na então Prússia Oriental migrou para o Brasil em 1902. Duas décadas depois, chegou em São Bento do Sul – interior de Sã Catarina - e conciliou o seu idealismo, o clima ameno e o povo trabalhador. No dia 1º de julho de 1929, surge a Klimmek & Cia. Ltda., que anos mais tarde passaria a chamar Condor S.A

A Condor conquistou um lugar de destaque entre as líderes brasileiras nas linhas de Higiene, Beleza, Limpeza e Pintura. Com 62 mil metros de área construída, nas unidades de São Bento do Sul e Recife, está instalada uma ampla e moderna estrutura industrial.

A fabricante possui o Programa de Prevenção da Saúde Bucal, que distribui escovas dentais e materiais educativos em todas as regiões do país. Iniciativa que lhe rendeu o título de Empresa Amiga da Criança pela Fundação ABRINQ.

Para preservar a história da Condor, a empresa possui o Museu Augusto Emílio Klimmek, fundado em 1º de julho de 1999, onde resgata os primeiros passos e mantém viva a memória da companhia para servir de referência às futuras gerações.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira