Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/09/2008 - 09:06

Qualidade do ar piora em dias secos

Os dias secos e a inversão térmica são os principais responsáveis por um acúmulo maior de poluentes na atmosfera. Eles impedem a dispersão de gases e partículas de poeira, gerados por automóveis e indústrias, ocasionando o agravamento da qualidade do ar. Nesses dias, as pessoas acabam ficando mais expostas aos poluentes como dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio, monóxido de carbono e ozônio, o que propicia a incidência de alergias, problemas respiratórios, irritação nos olhos, ressecamento das mucosas e da pele etc.

Uma medida recomendada para o controle e a diminuição de particulados ou compostos gasosos, principalmente, nas grandes capitais do País, é o monitoramento da qualidade do ar em indústrias e empresas. De acordo com a empresa especializada em monitoramento ambiental Ag Solve, as verificações constantes dos locais onde concentram maior geração de poluentes possibilitam que estudos sejam realizados e medidas preventivas sejam tomadas, como a redução no processo de produção, durante as horas críticas do dia, por exemplo. O que contribui de forma efetiva para a melhora da qualidade do ar nas cidades durante o período. O monitoramento é importante também para o conhecimento sobre o impacto das emissões em seu entorno. O acompanhamento dos níveis de particulados, gases e sua dispersão na atmosfera podem ser feitos com estações meteorológicas, detectores de gases e amostradores de ar, que capturam e canalizam os particulados para sensores, determinando a carga existente na área monitorada.

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, ligada à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Cetesb), lembra que as pessoas devem ficar atentas ao nível de umidade relativa do ar durante o período de clima seco e faz algumas recomendações:

Quando a umidade relativa do ar estiver entre 20 e 30%.: Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas | . Umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, umidificação de jardins etc | . Se possível, permanecer em locais protegidos do sol ou em áreas arborizadas.

Se a umidade estiver entre 20 e 12%.: Suspender exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas | . Evitar aglomerações em ambientes fechados | . Seguir as orientações anteriores.

Mas, se a umidade for menor do que 12%.: Interromper qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas | . Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados | . Manter os ambientes internos umidificados, principalmente, quartos de crianças, hospitais, etc.

É importante também lembrar de usar colírio de soro fisiológico ou água boricada para os olhos e narinas, além de beber muita água, recomenda a Cetesb. | Site: www.agsolve.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira