Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/10/2008 - 08:19

Seminário discute relação sustentável entre porto e cidade

Promovido pela Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, evento acontece nos dias 16 e 17 de outubro, em Cubatão, e vai debater políticas sustentáveis e integradas entre portos e cidades.

O crescente aumento no comércio internacional do País está obrigando os portos a se expandirem, gerando conflitos entre a expansão portuária e as cidades. Para discutir esse tema, a Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro promove nos dias 16 e 17 de outubro o Seminário Cidades Costeiras Sustentáveis – Políticas sustentáveis e integradas entre portos e cidades. O evento será realizado no Bloco Cultural da Prefeitura da cidade de Cubatão, em São Paulo, e as inscrições – limitadas e gratuitas – podem sem feitas pelo e-mail [email protected].

Este será o terceiro evento voltado para discutir e buscar políticas sustentáveis para a costa brasileira, e debaterá a integração dos portos com as cidades. Segundo Antonio Eduardo Poleti, diretor administrativo e financeiro da Agência Costeira, “a idéia é reunir os agentes dos portos e das cidades para estabelecer uma política que atenda a essas novas e crescentes necessidades, a fim de estabelecer a integração desses dois entes, pois os objetivos devem ser comuns”.

Para Poleti, é preciso estabelecer regras claras, tanto nos municípios quanto nos planos de expansão dos portos, para contemplar o interesse dos dois lados. “Essa expansão portuária tem de ser discutida, inclusive no que diz respeito às condições ambientais de cada um desses espaços para garantir seus funcionamentos de forma perene, permanente, sem causar prejuízos ao meio ambiente”.

Vários especialistas foram convidados para discutir o presente e o futuro das relações entre portos e cidades e políticas sustentáveis de desenvolvimento. Os resultados obtidos em Cubatão serão somados aos dos seminários que foram e serão realizados para a formulação de um novo plano de gestão ambiental para a zona costeira, que será concluído até o final do ano que vem.

Programa.: O Seminário Cidades Costeiras Sustentáveis abordará cinco temas. O primeiro será A visão dos agentes públicos nas atividades portuárias sustentáveis, que contará com a participação de representantes de ministérios, secretarias especiais e órgãos da administração federal, como o Ibama, além do Ministério Público. Ainda no dia 16, representes de vários portos brasileiros debaterão o tema Iniciativas sustentáveis das autoridades portuárias e das administrações municipais. Fréderic Monie, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, encerrará as atividades do dia com a palestra sobre Cidades, portos e globalização na América Latina.

No dia 17, serão discutidos os Instrumentos da gestão ambiental, com a participação de especialistas em meio ambiente das universidades, Ministério do Meio Ambiente e da Agência Costeira. Representantes das prefeituras debaterão em seguida os planos diretores municipais e o desenvolvimento das atividades portuárias. No período da tarde, haverá o painel Planos de expansão e modernização portuária sustentáveis e as atividades urbanas e depois os presentes debaterão na sessão plenária os destaques de cada tema visando a formulação das propostas para o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira