Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/11/2008 - 09:57

Sistema Mizumo permite reúso de água e traz economia de 35% para Serasa


A estação compacta de tratamento de esgoto na sede da Serasa (SP), instalada pela Mizumo, permite a reutilização de 100% da água tratada e proporciona economia de 35% de captação de água da companhia de saneamento. Até mesmo um aquário é abastecido com água de reúso.

Quando foi projetado o edifício sede da Serasa - uma empresa Experian, de análises e informações para todo o ciclo de negócios -, o principal requisito era a sustentabilidade. A intenção era construir um prédio totalmente acessível, com baixo consumo de energia elétrica, aproveitamento da luz natural e racionalização do uso de água, além de reciclagem de resíduos. Atendidas todas as premissas, a obra é, hoje, um exemplo da viabilidade de tratamento e reúso de água.

Para atender a todos os requisitos, a grande dificuldade era a disponibilidade de terreno adequado para a instalação de uma estação de tratamento de esgoto (ETE). O problema, no entanto, foi solucionado um ano após a conclusão da obra, quando a Mizumo, empresa do Grupo Jacto, desenvolveu uma solução sob medida para o imóvel, com a instalação do Mizumo Plus, estação compacta de tratamento do esgoto sanitário a ser gerado no local e que se transformou em um exemplo de responsabilidade com o meio ambiente. "O fator complicador era adequar a ETE entre a parede diafragma do subsolo e uma seqüência de árvores preservadas e raras, tais como Pau-Brasil e Jacarandá, que não poderiam ser retiradas", explica o Gestor de Unidade de Negócios da Mizumo, Giovani Toledo.

Economia de recursos e custos - Em operação desde 2004, a instalação da estação de tratamento de esgoto trouxe somente benefícios à Serasa. O Mizumo Plus atende à vazão de 64m³/dia, gerada por 1.300 funcionários do edifício. Dadas as condições do terreno, a unidade está semi-enterrada e faz parte da pista de passeio do edifício. O conjunto completo conta também com sistema de desinfecção por radiação ultravioleta, estação elevatória de esgoto com sistema de bombeamento da água tratada e reservatório de reúso.

A primeira grande vantagem é dar a correta destinação aos resíduos sanitários e, especialmente, a preservação de um recurso natural tão caro e importante. O investimento de R$ 210 mil aplicados para instalação da ETE foi recuperado em dois anos e meio, graças à reutilização da água tratada. Atualmente, são tratados e reutilizados 100% do esgoto sanitário gerado no edifício. Isto proporcionou uma economia de 35% do total consumido da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Por conta do reúso, diariamente, a Serasa deixa de utilizar cerca de 60 mil litros de água fornecidos pela concessionária.

"A Mizumo é muito cuidadosa na implantação de seus equipamentos. Até o momento, o sistema exigiu a manutenção rotineira e nunca nos deu grandes trabalhos, pois é um equipamento simples e compacto; o corpo técnico é bastante competente e sempre nos atendeu bem. Muitas empresas que viram nossa estação ficaram interessadas, até mesmo pelos resultados econômicos obtidos com o sistema", afirma o gerente de Facilities da Serasa, Arnaldo Borgia.

Diferencial vivo - O dimensionamento do sistema considerou a participação dos funcionários, o restaurante montado no prédio, a área de lazer e, principalmente, o reúso de água em atividades como irrigação dos jardins e lavagem de pisos externos. A água tratada fica armazenada num reservatório de dez mil litros, de onde é bombeada para as torneiras externas e rega do jardim.

No entanto, destaca-se o fato de que a água tratada também abastece um aquário de três mil litros, onde vivem diversas espécies de peixes, inclusive oriundos da Amazônia, tais como pirarucu, aruanã, dourado e pacu. "É um indicador da qualidade da água oriunda do sistema de tratamento Mizumo, ou seja, se está boa para os peixes é sinal de que está sendo bem tratada", observa Borgia. "Além de bonito, o aquário tem sua finalidade e atrai a visita de estudantes, participantes de organizações não-governamentais e empresários, sempre de uma forma ligada ao sistema de tratamento de esgoto", explica. O aquário também é uma forma de incentivar o uso deste tipo de estações compactas de tratamento de esgoto e a reutilização da água, prática ainda pouco difundida, uma vez que a falta de estímulo ao uso destes sistemas existe tanto na iniciativa privada, quanto nos meios públicos. | Telefone: (14) 3405.3000 | [email protected] | www.mizumo.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira