Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/11/2008 - 13:05

Cedae inaugura obra do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara que revitaliza Zona Portuária


O governador em exercício do Rio, Luiz Fernando de Souza Pezão, destacou durante a inauguração da interligação do Tronco Coletor de Esgotos Barão de Tefé com o Tronco Coletor de Esgotos Alegria, no dia 4 de novembro (terça-feira), pela manhã, na Zona Portuária do Rio, que a obra não representa somente o cumprimento de mais uma importante etapa do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara (PDBG), que permite 4,5 milhões de litros de esgotos diários (50 litros por segundo), provenientes de parte do bairro da Saúde e Praça Mauá, que antes eram lançados na Baía de Guanabara, sejam enviados para a Estação de Tratamento de Esgotos de Alegria, no Caju. Para Pezão, seu alcance é mais abrangente, pois influencia de maneira direta na revitalização de uma região importantíssima para o futuro do Rio.

- Com este novo projeto, vamos proporcionar e dar condições para a instalação de novos empreendimentos na região, que passa a ter o tratamento de esgoto adequado. E isto é fundamental para o progresso e crescimento de qualquer localidade. É a base para a revitalização da Zona Portuária do Rio – destacou o governador em exercício.

Para a secretária do Ambiente, Marilene Ramos, os números da obra, inaugurada com um mês de antecedência, o avanço que o Programa de Despoluição da Baía vem alcançando. A secretária garantiu empenho da secretaria na obtenção de recursos para a continuidade regular do programa.

- Vamos continuar nos empenhando no sentido de garantir os recursos do Fecam - Fundo Estadual de Conservação Ambiental, para o programa, além de buscar também verbas no âmbito federal - assinalou.

Segundo o presidente da Nova Cedae, Wagner Victer, a obra beneficia de imediato uma população flutuante da região de cerca de 30 mil habitantes e marca o início da revitalização da Zona Portuária do Rio de Janeiro, com a melhoria da qualidade de vida dos moradores e dos freqüentadores da região.

- Quando os armazéns vierem a ser ocupados, dentro do projeto de revitalização da região, já terão a base de toda uma infra-estrutura de saneamento básico, com o esgoto tratado encaminhado para Estação de Tratamento de Esgotos de Alegria, no Caju – ressaltou Victer.

A obra foi realizada na altura da Avenida Barão de Tefé, estendendo o tronco ao longo da Avenida Rodrigues Alves até a caixa de confluência do Tronco Alegria. A interligação contempla diversas localidades da região portuária, entre elas as Avenidas Venezuela e Rodrigues Alves e as Ruas Barão de Tefé, Antônio Lajes, Edgar Gordilho e Américo Rangel, no bairro da Saúde e na Praça Mauá. Devido à profundidade do Tronco Alegria, o que permite o escoamento do esgoto por gravidade, a antiga Estação Elevatória de Esgoto Barão de Tefé foi desativada, com conseqüente redução de gastos operacionais, como energia elétrica e manutenção eletromecânica.

Desde junho deste ano, com a inauguração do Sistema de Coleta de Esgotos do Centro, a Estação de Tratamento de Esgotos de Alegria teve a sua vazão aumentada de 1.500 para 2.500 litros de esgotos por segundo, beneficiando a cerca de 1,5 milhão de moradores de Andaraí, Benfica, Caju, Catumbi, Centro, Cidade Nova, Estácio, Gamboa, Grajaú, Macaranã, Praça da Bandeira, Rio Comprido, Santo Cristo, São Cristóvão, São Francisco Xavier, Tijuca e Vila Isabel. Toda essa rede compreende uma extensão de 15.500 metros de troncos. Os troncos coletores do Centro têm uma extensão de 8.300 metros, com diâmetros que variam de 1,2 a 2 metros e assentamento retilíneo com profundidade mínima de 4,50 metros e máxima de 14 metros nos pontos extremos.

A interligação do Tronco Coletor de Esgotos Barão de Tefé com o Tronco Coletor de Esgotos Alegria é mais uma obra da Cedae que vai ao encontro dos compromissos ambientais do país junto ao COI - Comitê Olímpico Internacional, para a escolha da cidade do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Foto: (esq./dir.) O presidente da SERLA, Luiz Firmino Martins Pereira, a secretária do Ambiente, Marilene Ramos, o governador em exercício, Luiz Fernando Pezão e o presidente da CEDAE, Wagner Victer

. Mais informações e utilidade pública em um dos banners no Canal Fator Público e Canal Empresas & Negócios.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira