Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/12/2008 - 08:09

Parque da Serra da Tiririca terá demarcação física em 2009

O presidente do Instituto Estadual de Florestas (IEF/RJ), André Ilha, anunciou que o Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), que completou 17 anos de criação no último dia 29, terá sua demarcação física executada em 2009. A medida, prevista na legislação ambiental como uma das prioridades para a aplicação de recursos de compensação ambiental, prevê a instalação de marcos a intervalos regulares nos limites da unidade, o que coíbe as invasões e ocupações irregulares.

O anúncio foi feito durante a comemoração do aniversário do parque, no sábado (29/11), no Museu de Arqueologia de Itaipu, em Niterói. A festa, que reuniu cerca de 100 pessoas, contou com a presença da secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, que assinou termo de cooperação técnica com a Universidade Federal Fluminense (UFF) para a realização de concurso para selecionar, entre os alunos da Escola de Arquitetura e Urbanismo (EAU), projeto urbanístico para o trecho do Caminho Darwin que corta o parque.

- Avançamos bastante em nosso objetivo de duplicação das áreas protegidas de proteção integral do estado, que passaram de 120 mil hectares no início de 2007 para 161 mil hectares. Mas não basta fazer isso apenas no papel: vamos promover a implantação efetiva destas unidades, como está acontecendo com o Parque da Tiririca – afirmou.

O diretor da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF, professor Gerônimo Leitão, que representou a instituição, informou que o concurso tem previsão de divulgação de edital até o final deste mês e dos resultados finais em março do ano que vem. Reunidos em equipes multidisciplinares e sob a orientação de professores da universidade, os estudantes vão elaborar propostas de projetos arquitetônicos para os dois pórticos que ficarão situados nos extremos do caminho.

O concurso terá também projetos urbanísticos de uso e ocupação do solo ao longo dos 2,2 quilômetros da Estrada do Vai-Vem, incluindo mirantes e espaços de convivência. Entre as novidades previstas para o trecho do Caminho Darwin do parque estão a sinalização indicativa da passagem do naturalista e da fauna e flora da região (inclusive em Braille) e equipamentos de lazer, além de uma trilha de arborismo adaptada para portadores de necessidades especiais.

Durante a solenidade foi assinado outro termo de cooperação técnica entre o IEF/RJ e a Ampla para o reflorestamento de 20 mil metros quadrados de áreas degradadas do parque. Segundo o diretor de Relações Institucionais e de Comunicação da Endesa Brasil, Eugênio Cabanes, que representou a Ampla, o objetivo da medida é neutralizar 2,6 mil toneladas de dióxido de carbono emitidas pela empresa ao longo de 2007.

As mudas, doadas pela Prefeitura de Niterói – representada no evento pelo secretário de Meio Ambiente, Jefferson Martins -, são de espécies nativas de Mata Atlântica e vão reflorestar uma área do parque atingida por um incêndio há dois anos. Graças ao reflorestamento, será substituído o capim colonião, que atualmente ocupa a área destruída e que aumenta os riscos de incêndios florestais. O plantio das mudas, que começou em outubro, deverá ser concluído este mês.

A comemoração, que teve direito a bolo, também marcou a posse simbólica do novo Conselho Consultivo do parque. Reestruturado, o conselho agora terá uma representação ampliada da sociedade civil e conta ao todo com 44 entidades e órgãos públicos. A medida, segundo a diretora de Conservação da Natureza do IEF/RJ, Alba Simon, faz parte do projeto de fortalecimento da gestão participativa nas unidades de conservação estaduais e faz jus ao histórico de luta ambientalista que marca o histórico do Parque da Serra da Tiririca desde antes da sua criação oficial, em 1991.

A festa reuniu ambientalistas de Niterói e Maricá e foi encerrada com a entrega dos certificados Amigo da Natureza, pelo Conselho Comunitário da Região Oceânica de Niterói (CCRON). A presidente do conselho, Kátia Vallado, explicou que a homenagem teve como objetivo destacar a participação na ampliação do parque, que passou a abranger as áreas do entorno da Laguna de Itaipu. Entre os homenageados estão o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o governador Sergio Cabral, André Ilha, Alba Simon e o administrador do parque, Adriano Lopes de Mello.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira