Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/12/2008 - 08:41

Nordeste recebe mais uma vez o 2º Ciclo Transpetro de Atividades Ambientais

Paraíba sedia evento que começa hoje e está se tornando um dos maiores da região em termos de educação ambiental.

Recife - Depois do sucesso do 1º Ciclo Transpetro de Atividades Ambientais que ocorreu em Pernambuco, agora é a vez da Paraíba receber a segunda edição, programada para o dia 9 de dezembro (terça-feira).

Desta vez, a cidade escolhida foi Cabedelo, no litoral da Paraíba, justamente por abrigar o Porto de Cabedelo, porta de entrada marítima para o estado. A programação irá reunir professores, ambientalistas e cerca de 900 alunos da rede estadual que durante dois dias irão receber noções de Educação Ambiental.

A participação dos estudantes da rede de ensino fundamental pública na questão da preservação do meio ambiente tem sido uma preocupação da empresa e os alunos terão a oportunidade de receber orientações, mostrando o quanto esse cuidado pode melhorar a vida da comunidade.

Compreender e preservar o meio em que se vive são atitudes essenciais na sociedade contemporânea e o sistema educacional tem papel fundamental nisso. O Ciclo será realizado nos dias 9 e 10 de dezembro.

“É mais uma prova do nosso compromisso não só com o meio ambiente mas fundamentalmente também com as futuras gerações”, afirmou o afirmou o presidente da Transpetro, Sergio Machado. Ele disse ainda que o projeto pela sua forma didática ainda revela a importância dos estudantes da rede de ensino fundamental pública na questão da preservação do meio ambiente e no despertar de uma consciência social e ambiental. O Sebrae/PB, A Secretaria de Educação do Governo da Paraíba e o Ibama também estão apoiando a iniciativa da Transpetro – inédita na região. A organização é da Facto Comunicação (PE) que recentemente realizou o “Seminário Energia e Meio Ambiente”, no Recife, e é a única empresa do Nordeste que tem um setor específico para projetos nessa área.

Programação - No primeiro dia, os alunos assistirão a duas palestras sobre "O Meu, o Teu, o nosso Meio Ambiente". A primeira, será como economista da UFPB, Tarcisio Valério sobre “O Aquecimento Global” e a segunda, que terá como tema “Degradação Ambiental” com a engenheira floresta, Kaliandra de Oliveira Andrade. da SUDEMA. À tarde, haverá uma oficina de reciclagem, onde as crianças aprenderão a reaproveitar o que, aparentemente, era apenas lixo. Os alunos deverão trazer de casa materiais potencialmente recicláveis para criar objetos de uso cotidiano que também irá estimular a sua criatividade. “Essa é uma das principais características do projeto”, afirmou o coordenador de comunicação institucional da empresa, Wagner Leonardo.

Para o segundo dia, estão previstas várias atividades, como, por exemplo, peças teatrais encenadas pelos próprios alunos, com temas como Meio ambiente e o Desenvolvimento Sustentável e a Utilização das Fontes de Energias Renováveis. Haverá ainda um painel/aula sobre como plantar e preservar mudas, organizados por professores e monitores das escolas públicas. Em seguida, uma divertida gincana com um jogo com perguntas e respostas, com direito a troféu para as escolas vencedoras. A Transpetro também irá distribuir aos alunos uma cartilha contendo diversas orientações sobre assuntos ligados ao tema.

O Sebrae/PB Regional também apóia esta iniciativa da Transpetro que irá mobilizar o município localizado a 18 km da capital de João Pessoa. Também irá colaborar com o evento a ONG Idéias - Instituto de Desenvolvimento Integrado de Associativismo Sustentável que desenvolve um trabalho direcionado a jovens da zona urbana e rural, lutando pela crescente equidade na participação e/ou ampliação dos direitos civis, políticos, sociais, econômicos e humanos.

Empresa líder no setor de logística de transporte de combustíveis da América Latina e subsidiária da Petrobras S/A a Transpetro mantêm um firme compromisso com o Brasil e com a sociedade através de uma lista de ações educativas, ambientais e de Sustentabilidade. Esse compromisso é concretizado pelo apoio a projetos implantados em diversos pontos do País com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino e qualidade de vida das pessoas. Promover a inclusão social, gerar empregos e incentivar as atividades de preservação do meio ambiente, da segurança e da saúde são marcas sociais da empresa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira