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16/12/2008 - 10:15

Adesão dos chineses à onda verde esbarra no preço constata pesquisa da TNS

São Paulo – O aumento da consciência ambiental e a escassez de petróleo estão estimulando os consumidores chineses a comprar automóveis que utilizem combustíveis alternativos. Embora demonstrem maior preocupação com os gastos de manutenção do veículo do que com as questões ecológicas, os chineses já começam a associar comportamento ecologicamente correto com redução de gastos, revelando predisposição para uma nova atitude. Mas de acordo com os resultados do estudo “Going Green”, realizado em outubro deste ano pela TNS China junto a 1.100 proprietários e potenciais compradores de veículos, a mudança de comportamento, por enquanto, está condicionada a algum benefício financeiro.

A maioria dos entrevistados tem consciência da necessidade de medidas emergenciais para mudar as péssimas condições ambientais do país. Eles esperam, entretanto, que o governo (90%) e as montadoras (66%) liderem essas iniciativas. Somente 46% dos proprietários de veículos argumentam que os consumidores devem exercer papel ativo nesse processo. E apenas uma minoria (25%) é entusiasta de práticas de restrição veicular, como as que incentivam o uso de transporte público ou de carona.

Por outro lado, os chineses estão abertos a trocar veículos mais potentes por modelos mais econômicos — e 50% dos proprietários de automóveis de pequeno porte afirmaram que aceitariam a troca. “Os chineses estão propensos a incorporar hábitos ecologicamente corretos desde que não prejudiquem sua mobilidade e apresentem uma relação custo-benefício vantajosa”, analisa Klaus Paur, diretor da TNS China.

Falta de informação - Outra constatação do estudo é que a maioria dos consumidores da região ainda não está suficientemente familiarizada com as novas matrizes energéticas. A cada quatro motoristas, apenas um conhece relativamente bem o uso de energia elétrica ou híbrida. “Essa falta de proximidade pode ser considerada a principal barreira para a adoção das novas tecnologias”, destaca Paur. O executivo sinaliza, ainda, que as montadoras que quiserem ampliar suas ofertas para produtos ecológicos devem investir na comunicação, transmitindo ao consumidor informações sistemáticas sobre energias alternativas.

Montadoras “verdes” - Os condutores chineses percebem a questão do meio-ambiente como algo maior que a adesão à causa ambiental, associando uma boa imagem “verde” à oferta de tecnologia confiável e acessível. Nos itens do estudo que avaliam o conceito “verde” no setor, as montadoras japonesas obtiveram a maior pontuação.

Entre os pesquisados, cerca de dois terços consideraram a redução das emissões (64%) e a eficiência do combustível (61%) os principais fatores para a composição de uma imagem “verde” e (56%) atribuíram essas características às montadoras japonesas. Para 54% deles essas empresas apresentam mais condições de desenvolver tecnologias confiáveis. “As montadoras japonesas parecem estar melhor estruturadas para exercer um papel decisivo no segmento automotivo ecológico. A Toyota, por exemplo, foi a pioneira no lançamento de um carro híbrido produzido na China , o Prius”, lembra Paur.

De acordo com o executivo, para estabelecer uma imagem “verde” no mercado chinês, as montadoras devem implementar ações que contribuam para o aperfeiçoamento da tecnologia convencional, além de produzir veículos que suportem energias alternativas, oferecer tecnologias confiáveis e acessíveis e construir uma relação de confiança com os consumidores por meio da comunicação.

A TNS China realizou o estudo “Going Green” entre o final de setembro e o começo de outubro de 2008 para fornecer informações e insights que contribuem para um melhor entendimento sobre o pensamento dos proprietários e potenciais compradores de veículos na China a respeito de questões ambientais. Foram realizadas 1.100 entrevistas, pessoais ou via Internet, com proprietários de veículos e compradores em potencial em sete cidades chinesas.

Perfil – A TNS é uma empresa do Kantar Group, subsidiária que pertence ao WPP Group plc. É uma das maiores redes de pesquisa, insight e consultoria de mercado do mundo. O objetivo estratégico da empresa é ser reconhecida como líder global na entrega de informação, conhecimento e insights que auxiliem os clientes a tomar decisões mais assertivas. Presente em 80 países, a TNS oferece, de forma consistente em todo o mundo, soluções inovadoras de pesquisa de mercado e profundo conhecimento para análise dos resultados. A TNS também é líder global na geração de informações e insights para o mercado automotivo, com uma rede de mais de 350 profissionais especializados no setor ao redor do mundo. | www.kantargrouptns.com | www.tnsglobal.com

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