Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/03/2007 - 08:48

Campanha contra o Consumo de Barbatanas de Tubarão obtém adesões


O Suchi Leblon, restaurante japonês que servia duplas de barbatana, e o Chon Kou, restaurante chinês que servia sopa de barbatana, ambos no Rio de Janeiro, decidiram aderir à campanha contra o consumo de barbatanas de tubarão e tiraram os respectivos pratos de seus cardápios.

Após receber denúncias de associados do próprio Instituto Aqualung, o Projeto Tubarões no Brasil (Protuba) visitou esses restaurantes para constatar o fato e em seguida entrou em contato com seus proprietários para uma conversa amigável sobre a campanha e a importância de suas adesões. Felizmente, os proprietários demonstraram ter consciência ambiental e resolveram aderir à campanha.

O Projeto Tubarões no Brasil, desenvolvido pelo Instituto Ecológico Aqualung, promove essa campanha nacional contra o consumo de barbatanas de tubarão para alertar a população sobre a exploração descontrolada da fauna marinha, que ameaça a sobrevivência de várias espécies de tubarão.

Atualmente, cerca de 70 milhões de tubarões são mortos a cada ano, em todos os mares, exclusivamente por causa de suas nadadeiras (barbatanas), que são vendidas para os mercados asiáticos. O mercado de barbatanas cresceu consideravelmente após a expansão do comércio com a China. Atualmente, cerca de 120 países estão envolvidos neste negócio lucrativo, incluindo o Brasil. Nas duas últimas décadas, as populações de alguns tubarões pescados em todos os oceanos já foram reduzidas em até 89%.

O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre o risco de extinção de várias espécies, desestimulando o consumo de barbatanas e, conseqüentemente, o comércio ilegal de nadadeiras. Das 88 espécies de tubarões existentes no litoral brasileiro, 33 já estão em uma das três listas de espécies ameaçadas de extinção. Ou seja, já são 43% de espécies ameaçadas.

A conscientização dos consumidores pode contribuir para a queda no consumo, na demanda e no comércio. Deixar de ver os tubarões como feras assassinas e ter a consciência de que eles exercem um papel crucial na manutenção da saúde do ecossistema marinho e do equilíbrio da vida nos oceanos é o primeiro passo para a mudança de atitude.

*Você conhece algum estabelecimento que comercializa barbatanas de tubarão? Não seja omisso. Faça sua denúncia! O Protuba entrará em contato para tentar dissuadí-lo a mudar de idéia e juntar-se à nossa campanha!

Somente com a ajuda e a participação de todos poderemos fazer a diferença em favor da preservação ambiental.

O Protuba tem o Apoio da Aliança Navegação e da Fun Dive. Você também pdoe apoiar!.

.Mais informações no site www.institutoaqualung.com.br/protuba.html | Telefones: (21) 2558-3428 ou 2558-3429 ou 2556-5030 | Fax: (21) 2556-6006 ou 2556-6021

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira