Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/12/2008 - 08:48

Cidade de Santos já conta com instituto que transforma óleo vegetal em produtos ecologicamente corretos

Além de gerar empregos, iniciativa única na Baixada visa diminuir um grave problema ambiental através da coleta seletiva

Santos – Com o objetivo de transformar os moradores da Baixada Santista e Região em consumidores mais conscientes, e com isso diminuir os impactos ambientais, o Instituto BIOSANTOS promove ações educativas para incentivar o descarte correto do óleo de cozinha. Se despejado na pia, um litro pode contaminar milhões de litros de água, além de provocar a incrustação nas paredes da tubulação e a conseqüente obstrução das redes coletoras.

De acordo com a presidente Ellen de Almeida Kechichian, o Instituto BIOSANTOS adotará práticas que visam o desenvolvimento sustentável, objetivando adequar o consumo à disponibilidade de recursos naturais. “O consumidor precisa valorizar a atitude e as ações de responsabilidade social, a reciclagem de produtos e práticas socialmente sustentáveis. A falta de cuidado, pode resultar em um ecossistema desequilibrado e afetar todo o planeta”, explica.

O primeiro projeto do Instituto é o de incentivos a reciclagem de óleo vegetal, que possui o slogan “Na pia, nem pensar! Óleo usado é para reciclar!”. O material reciclado é transformado em produtos ecologicamente corretos. “O óleo usado pode se tornar um grave problema ambiental se não for destinado de forma correta. Além de causar mau cheiro, o produto aumenta consideravelmente as dificuldades referentes ao tratamento de esgoto e polui o nosso mar", alerta a presidente.

Para armazenar o óleo, o Instituto fornece o recipiente adequado nos pontos geração e arrecadação ou “ecopontos”, e transporte com frota padronizada. Os voluntários do Instituto vão até as entidades, Edifícios, bares e restaurantes e explicam como que a coleta deve ser realizada. Também se descolam até as escolas e explicam para a criançada, de forma lúdica e didática, a importância da preservação do meio ambiente.

Para estimular os comerciantes da região à prática da responsabilidade ambiental, o Instituto lança o selo “sou amigo do meio ambiente”, que será oferecido aos estabelecimentos que aderirem ao projeto, como forma de estimular o consumo e o descarte consciente de forma contribuir com o equilíbrio sustentável do meio ambiente e do bem estar comum, adequando o consumo à disponibilidade de recursos naturais e levar o consumidor a conhecer e valorizar a atitude e as ações de responsabilidade social e ambiental através da reciclagem de produtos.

Todas as ações do Instituto BIOSANTOS são realizadas em parceria com a Setor3 empresa de consultoria e assessoria especializada, que atua junto a ONGs e a empresas que almejam desenvolver responsabilidade social e ambiental.

Projeção de média de descarte - (seis litros por habitante/ano): Cidade de São Paulo: 11 milhões de Habitantes = 5,5 milhões de litros de óleo vegetal usado/mês. Região do ABCD: 2,4 milhões de habitantes = 1,2 milhões de litros de óleo vegetal usado/mês. Região Metropolitana da Baixada Santista: 1,7 milhões de habitantes = 850 mil de litros de óleo vegetal usado/mês.

O Instituto BIOSANTOS fica na Avenida Ana Costa, 545 em Santos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3288-1706.

Perfil do Instituto BIOSANTOS - O Instituto BIOSANTOS busca a ampliação da consciência dos cidadãos no sentido de considerarem em seus atos de consumo os impactos sobre a sociedade e o meio ambiente, promovendo ações que fomentem um processo educativo que permitam escolhas informadas e seletivas na compra, uso e descarte de produtos e serviços, contribuindo com o equilíbrio sustentável do meio ambiente e do bem estar comum, objetivando adequar o consumo à disponibilidade de recursos naturais e levar o consumidor a conhecer e valorizar a atitude e as ações de responsabilidade social, reciclagem de produtos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira