Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/12/2008 - 07:46

Prolagos intensificará trabalhos de retirada do esgoto da Lagoa


Cabo Frio (RJ) – Entre as várias obras iniciadas este ano, pela Prolagos, a de maior importância, sem dúvida, está sendo a construção do cinturão no entorno da Lagoa de Araruama. Projeto que, em 2009, será intensificado com criação de vários canteiros de obras em Cabo Frio e Iguaba Grande. A meta da concessionária é fazer com que, em 2010, não haja mais esgoto sendo despejado in natura na Lagoa de Araruama pelos municípios da área de concessão.

Em São Pedro da Aldeia a obra teve início este ano. Com extensão de 11 km, ela acontece entre os bairros Vinhateiro e Balneário. Prevista para concluir este mês, sofreu atrasos devido às fortes chuvas dos últimos dias, mas deve ser finalizada até o final de janeiro, com captação de 100% do esgoto ainda despejado in natura na Lagoa de Araruama pelo município aldeense. Todo este esgoto será levado para Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município, que ganhou um novo tanque decantador, aumentando a capacidade de tratamento em quase 100%, beneficiando, diretamente, cerca de 81 mil pessoas.

- A Lagoa de Araruama não é apenas o cartão postal da região: é fonte de renda para muitas famílias. Por isso decidimos, em acordo com o Consórcio Lago São João, priorizar os investimentos deste ano na recuperação da Lagoa – comentou Felipe Ferraz, Diretor Executivo da Prolagos, lembrando que também conseguiu, junto à Agência Reguladora, autorização para antecipar os investimentos na construção do cinturão na margem esquerda da Lagoa, em Cabo Frio. Com extensão de 10,5 km, a obra está prevista para terminar em julho de 2010. “Ano que vem iniciamos essa mesma obra em Iguaba Grande”– completou Ferraz.

A preocupação com o meio ambiente também passou a fazer parte da Prolagos, que este ano investiu em projetos como o “Abraço das Águas”, reunindo quase 800 estudantes da rede pública dos municípios da área de concessão na realização de monitoramento dos corpos hídricos, além de um concurso de redação com o tema “A importância da água para o mundo”. O projeto abriu espaço para participação da empresa no Fórum “Saneamento é Vida”, organizado pela Agência Reguladora, além Feiras de Ciências, e ainda permitiu o início de uma nova atividade desenvolvida pelo Departamento de Comunicação: o programa de palestras “Saber Faz Bem”, que leva educação ambiental e noções de consumo eficiente de água a escolas, associações de moradores, igrejas e diversas outras entidades. Criado em julho, o programa encerra o ano com o saldo positivo: 105 palestras realizadas, 5.349 pessoas atendidas, e transformou-se em programa padrão a ser desenvolvido por todas as outras empresas do grupo Cibe a partir de 2009.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira