Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/01/2009 - 08:07

Saint-Gobain Canalização economiza seis bilhões de litros da água/ano do Rio Paraíba do Sul

Companhia possui sua própria estação de tratamento, onde é produzida água potável para consumo interno.

Cada vez mais preocupadas com a questão ambiental, as empresas estão tomando medidas para amenizar os problemas relacionados ao aquecimento global e poluição. A Saint-Gobain Canalização, especializada em tubulações de ferro fundido dúctil (material menos poluente e mais durável do que o PVC por natureza) desenvolveu um processo que contribui, e muito, para a preservação dos recursos naturais na região de Barra Mansa, sul do Rio de Janeiro, onde está localizada sua fábrica.

O objetivo da iniciativa foi reduzir o consumo de água captada do rio Paraíba do Sul e, conseqüentemente, o descarte do efluente. Desde 2004, a Saint-Gobain Canalização trata e reusa cerca de 70 a 90% do efluente, reduzindo a captação de água de 800 m3/h para aproximadamente 150 m3/h.

Essa água reusada é empregada na refrigeração dos altos-fornos e demais equipamentos que necessitam de água para refrigeração. Vale ressaltar que a empresa possui também sua própria estação de tratamento de água, onde é produzida água potável para consumo interno. Esta água é captada do rio Paraíba do Sul e não tem contato com a água do efluente reusado.

A estação trata aproximadamente 800 m3/h, devolve para o rio 150 m3/h e reusa os 650 m3/h restantes. Para isso, o efluente passa por um sistema de gradeamento antes de entrar nos tanques de decantação. É utilizado sulfato de alumínio e polímero para melhorar a clarificação da água, que então passa por um sistema de remoção de óleos e gorduras. Nessa etapa, o efluente pode ser descartado ou reusado. Para o caso de reusar, esta água passa por mais um tratamento químico, além de um outro sistema de filtros, e ser distribuída na empresa.

Para manter esse processo funcionando 24 horas por dia são necessários 10 funcionários em regime de turno. São gastos aproximadamente 900 kg de produto químico por dia e são removidas 100 toneladas de resíduo prensado por mês. “Dessa maneira, a empresa deixa de captar, por ano, cerca de 6 bilhões de litros de água do rio Paraíba do Sul”, explica Antônio Carlos Simões, da área de Qualidade da Saint-Gobain Canalização.

Perfil da Saint-Gobain Canalização: A Saint-Gobain Canalização atua no Brasil há 70 anos e faz parte de uma organização global que tem mais de 300 anos de história. Emprega 1.232 funcionários nas fábricas de Barra Mansa (RJ) e Itaúna (MG). Sua capacidade de produção anual é de 180 mil toneladas de produtos. A companhia se apresenta como empresa capaz de reagir às necessidades previstas pelo programa e ainda atender aos projetos em andamento.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira