Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/02/2009 - 09:33

Indústrias buscam terceirizar serviços de responsabilidade ambiental


Nova tendência mundial faz empresas reduzirem os custos.

Diminuir gastos e aumentar a qualidade do serviço é o que as empresas desejam nos tempos de crise. Por isso, a nova tendência mundial que surge dentro das indústrias brasileiras é a terceirização dos serviços de reutilização de produtos e materiais, desenvolvida por um operador de logística reversa de bens de pós-consumo.

Apesar do termo técnico, a idéia é bastante simples. O engenheiro ambiental Francisco de Paola, diretor operacional da Transportec, explica que a empresa que oferece esse serviço deve ficar encarregada de coletar, desmontar e promover a reutilização de produtos usados pelas indústrias, de forma que assegure o estado de recuperação sustentável do material. Ou seja, o operador é um especialista que irá aplicar técnicas de retorno de produtos, redução de matéria-prima, armazenagem, reciclagem, substituição ou reuso de materiais e disposição de resíduos, fazendo com que as indústrias atendam aos quesitos da legislação no tocante à proteção ambiental com baixo custo.

Ao invés de investir em cursos que têm como objetivo ensinar os funcionários a reaproveitar os materiais utilizados durante a produção, as empresas passam a terceirizar o serviço. "Cabe aos funcionários se preocuparem apenas com a etapa de produção, deixando para os especialistas todo o gerenciamento do material utilizado no processo", afirma o engenheiro.

O trabalho terceirizado, além de mais seguro, direciona o serviço que cada indústria necessita e evita que os produtos e embalagens sejam "pirateados", por exemplo, pois o operador logístico descaracteriza os mesmos. Por isso, a expressão logística reforça a idéia de que o trabalho será planejado e executado de acordo com as especificações de cada indústria/empresa.

Ganho financeiro é apenas um dos benefícios que a logística reversa de pós-consumo proporciona. Além disso, a indústria que investe em responsabilidade ambiental amplia a imagem institucional da companhia, pois adota uma postura ecologicamente correta, atraindo a atenção e a preferência,não só de clientes, mas dos consumidores finais.

O gráfico ilustra as razões para que as empresas apliquem a logística reversa, em que se pode observar que 44% das organizações a aplicam por questões ambientais. Francisco afirma que "quanto mais as empresas investirem em logística reversa de pós-consumo, mais o processo de reciclagem se tornará viável economicamente", como já ocorre com o setor de embalagens de alumínio.

A empresa Transportec atua no mercado há 20 anos. É especializada na coleta, transporte, destinação final, gerenciamento de resíduos e projetos de engenharia ambiental. A empresa tem certificações ISO 9001 e ISO 14001 e tornou-se referência de qualidade no mercado paranaense.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira