Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/03/2007 - 07:59

Klabin faz primeira venda de créditos de carbono no CCX

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, iniciou a venda de créditos de carbono em janeiro de 2007, na Chicago Climate Exchange (CCX), bolsa internacional de intercâmbio de emissões de gases geradores de efeito estufa, nos Estados Unidos.

Foram comercializadas 14,5 mil toneladas de CO2, numa venda feita eletronicamente em que não são identificados os compradores.

A Klabin foi a primeira empresa brasileira a aderir à CCX, em 2004, habilitando-se a vender créditos de carbono para instituições que necessitem tomar medidas para redução e controle de gases causadores do aquecimento global. Desde 2005, a Klabin é considerada membro pleno (Full Membership) da CCX, tendo assumido de forma espontânea o compromisso de redução de emissões de gases de efeito estufa na base de 1% por ano, a partir de 2003, chegando a 6% em 2010. A sistemática de cálculo leva em conta a meta de redução e as emissões reais constatadas ao longo do período.

O projeto da Klabin levado à CCX contempla 32.000 hectares de florestas plantadas de eucalipto. O carbono seqüestrado, elegível segundo as regras, representa em torno de 25 toneladas de CO2 por hectare/ano de Créditos de Carbono. No caso da Klabin, o potencial de venda equivale a 50 mil toneladas de CO2 no período entre 2003 e 2005, e cresce ao longo do tempo.

Segundo o diretor de Meio Ambiente e Energia da Klabin, José Oscival dos Santos, a empresa fez suas primeiras vendas agora em razão de ter encontrado preços melhores. "Para a Klabin, no entanto, o maior interesse é de mais uma vez ser pioneira numa atitude que beneficia o meio ambiente", destaca Oscival. "E nossa postura de comprometimento com o desenvolvimento sustentável é cada vez mais reconhecida internacionalmente." | www.klabin.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira