Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/02/2009 - 08:52

Operação Verão vai ordenar fluxo de turistas durante o carnaval nas praias do Parque Nacional da Serra da Bocaina

Se você pensa em passar o carnaval em pousadas ou camping das praias de Trindade, em Paraty, no litoral Sul do Estado do Rio, fique atento: a direção do Parque Nacional da Serra da Bocaina, que abrange grande parte dessa região, realiza, a partir desta sexta-feira (18), a Operação Verão. O objetivo é ordenar o fluxo de turistas na área e evitar agressões ao meio ambiente.

Todos os dias, até o domingo após o carnaval, mais de 20 fiscais da unidade, com apoio de policiais do Batalhão Ambiental, Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, estarão nos principais pontos para orientar as pessoas sobre os cuidados que devem ter para preservar o parque, a segunda maior unidade de conservação da Mata Atlântica.

As ações ocorrerão nas praias do Meio e do Cachadaço, que ficam dentro do parque e atraem o maior número de visitantes. Algumas restrições já foram definidas para esses locais. A partir de sexta-feira, ficam proibidas nos limites do parque as atividades de camping, estacionamento de veículos, realização de shows e eventos noturnos e o comércio ambulante.

Por isso, a direção do parque recomenda aos turistas que quiserem visitar a região nesse período para se informar com antecedência sobre vagas em campings e estacionamentos e verificar se está tudo legalizado.

Tendas – Ainda durante a operação, a direção do parque manterá tendas no local, com servidores treinados para dar todas as informações aos turistas. A direção providenciou ainda a instalação de placas indicativas dos limites do parque e a sinalização das trilhas. Um dos pontos que merecerão maior controle é a piscina natural. Além de agredir o ecossistema, o fluxo desordenado de pessoas no local compromete a qualidade do passeio dos visitantes.

A Operação Verão será realizada em parceria com as equipes da Área de Proteção Ambiental (APA) Cairuçu, da Estação Ecológica (ESEC) Tamoios, da Polícia Militar – Batalhão Ambiental – do Rio de Janeiro, da Capitania dos Portos, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Prefeitura de Paraty, da Econsenso, da Associação Cairuçu, da Associação dos Barqueiros e da Associação de Moradores de Trindade e da Companhia Trindade de Desenvolvimento Territorial.

Projetos – Segundo o chefe do Parna, Francisco Livino, o projeto de uso público das praias do Meio e do Cachadaço para os próximos anos inclui a substituição dos atuais quiosques pelas estruturas de uso público previstas na revisão do plano de manejo, que deverão beneficiar principalmente a comunidade local.

Além da instalação de um posto de informações, que contará exposições interpretativas, lojas de souvenires e lanchonete, está prevista a implantação de equipamentos facilitadores para os turistas, tais como trilha de acesso à praia do Cachadaço e a construção de um deck para permitir o desembarque de visitantes na piscina natural.

Estas ações - que fazem parte do projeto de resgate do parque, batizado de “Nova Imagem”, a ser concluído em fevereiro de 2011, quando a unidade completa 40 anos - irão oferecer mais qualidade, segurança e informação ao visitante, ao mesmo tempo em que reduzirão os impactos da visitação ao ecossistema local. | AGBio

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira