Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/02/2009 - 06:06

SENAI firma convênio com universidade alemã de Sttutgart para transferência de tecnologias ambientais

Acordo, que será implementado no Sul do Brasil, depois ser levado ao Nordeste.

Florianópolis - O SENAI/SC formalizou convênio com a Universidade de Sttutgart, da Alemanha, para a transferência de conhecimentos e tecnologia na área ambiental para a indústria brasileira. O consultor da Universidade, Uwe Menzel, apresentou, nesta sexta-feira, 20, na sede do SENAI/SC, ao diretor regional do SENAI/SC, Sérgio Roberto Arruda, os princípios gerais do trabalhos de consultoria que serão realizados nas empresas brasileiras.

O Departamento de Tecnologia de Água Industrial e Efluentes da Universidade de Sttutgart é reconhecido pela ampla experiência que possui na implementação de projetos de produção limpa. Entre os programas que pode trazer para o Brasil estão o reuso completo de água, com 100% de reaproveitamento da água utilizada por uma indústria, a exemplo de experiências já implementadas na Alemanha. Para esta aplicação no setor têxtil, é necessária a aplicação de outra tecnologia desenvolvida na universidade alemã, que é a filtração avançada ou nano filtração. São métodos que permitem, por exemplo, a remoção completa do sal que existe na água. No setor têxtil, o sal é utilizado para fixação de corantes, contudo para a água ser reaproveitada, o sal deve ser removido, para que a que próxima aplicação do produto seja na dosagem correta. A remoção completa do sal já existe no Brasil, por exemplo, para a hemodiálise, mas seu custo para fins industriais é extremamente alta, por isso, o desafio dos consultores da Universidade de Sttutgart e do SENAI é buscar alternativas mais baratas.

Por meio do acordo, o SENAI e a Universidade de Sttutgart também poderão auxiliar as empresas na recuperação de áreas degradadas e na otimização de estações de tratamento de efluentes. No ano passado, Menzel já realizou diagnósticos nas estações de duas empresas catarinenses. O objetivo é melhorar o desempenho das estações sem a elevação de custos.

Para o diretor regional do SENAI/SC, Sérgio Roberto Arruda, "as empresas serão beneficiadas com consultoria de alto nível com profissionais especializados e a implantação de soluções efetivas que tragam um relacionamento adequado com o meio ambiente".

Menzel salientou que a cooperação será implementada inicialmente no sul e depois no Nordeste do Brasil. Ele lembrou que em fevereiro de 1997 já apresentou uma dissertação sobre o tema e que poderá contribuir muito para a ampliação das políticas ambientais da indústria catarinense.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira