Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/03/2009 - 10:06

OI VERT JAM promove ação ambiental inédita


Skatistas plantam árvores para neutralizar o carbono emitido.

A edição 2009 do Oi Vert Jam, primeira etapa do Circuito Mundial da WCS, que acontece neste fim de semana no Rio de Janeiro, terá uma ação ambiental inédita. Pela primeira vez um evento de esporte vai fazer compensação de emissão de carbono dos atletas. A compra de crédito, árvores, será em cima de quanto os atletas consumiram para chegar ao Rio e voltar as suas cidades. Nesta quarta-feira, dia 4, o brasileiro Bob Burnquist, atual campeão do Oi vert Jam e um dos skatistas mais engajados nas causas ambientais, juntou-se ao finlandês Jussi Korhonen e aos australianos Renton Millar e Nathan Beck para uma ação simbólica. Eles estiveram no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, para plantar mudas de árvores.

A ação foi elogiada por todos os atletas, que não ficaram como mero espectadores e colocaram a mão na terra. Ao todo foram plantadas quatro mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Muito ligados à causa ecológica, todos ali já haviam passado por essa experiência anteriormente.

“Achei a iniciativa ótima. A ação me pegou de surpresa e foi muito representativo para mim plantar uma árvore no Jardim Botânico. É fundamental conscientizar as pessoas para as questões ambientais” , disse Bob Burnquist.

Em uma estimativa, o total de gás carbônico consumido pelos atletas deve chegar a 16 toneladas. Para cálculo, pode-se levar em conta que um skatista que vem de São Paulo gastará 0,1 tonelada de gás carbônico; já Renton Millar, que vem da Austrália, gastou 3 toneladas. O atleta brincou: “ainda bem que foram só quatro árvores, não ia ter força para plantar as 13 que eu gastei”.

A produção do Oi Vert Jam contou com a assessoria da Ecohub, uma empresa especializada em treinamento ambiental e mercado de carbono. Deverão ser plantadas 81 árvores na região da Mata Atlântica, em parceria com a ONG SOS Mata Atlântica. “Essa é uma ação que está investindo no futuro. É simples e não é cara, além de possibilitar a reposição de uma área desmatada”, explicou Claudia Bethelem, sócia da Ecohub.

Márcia Casz, da MaxSports, empresa que realiza o evento, lembrou que “a iniciativa vai falar diretamente aos jovens, principal público do evento. Com essa ação o Oi Vert Jam se tornou uma ferramenta em prol do meio-ambiente”, orgulha-se.

O Oi Vert Jam abre a temporada do Circuito Mundial da World Cup Skateboarding (WCS) e acontece entre os dia 6 e 8 de março, em uma rampa montada no Parque dos Patins, na Lagoa. A edição 2009 do Oi Vert Jam terá uma novidade que promete deixar a disputa mais dinâmica. A pedido dos skatistas, as semifinais e a final serão disputadas no sistema de jam session: o skatista descerá para a volta e, se cair, automaticamente, outro competidor iniciará uma volta. O formato é mais moderno e adotado nos principais campeonatos do mundo.

Entre os nomes confirmados para o campeonato no Rio, está o campeão da edição 2008 do Oi Vert Jam e atual campeão mundial, Bob Burnquist. Sandro Dias, pentacampeão mundial e vencedor do Oi Vert Jam em 2007, também estará na cidade. Esta será a edição com a maior participação de skatistas estrangeiros. As principais estrelas internacionais do Oi Vert Jam serão os americanos Danny Mayer (décimo colocado no ranking mundial 2008), Adam Taylor e Anthony Furlong. Além dos australianos Renton Millar e Nathan Beck, e do finlandês Jussi Korhonen. Outros destaques do Oi Vert Jam prometem ser os brasileiros Lincoln Ueda, Rodrigo Menezes, Otávio Neto e Marcelo Kosake.

O Oi Vert Jam terá transmissão da SporTV na sexta-feira e no sábado. Domingo, a TV Globo transmite as semifinais e a final do skate individual, dentro do Esporte Espetacular.

O evento é uma realização da Maxsports, tem o patrocínio da Oi, Nescau e Volkswagen. A Oakley é a marca esportiva oficial. O apoio é da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Domino’s Pizza.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira