Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/03/2009 - 09:15

Industriais do setor canavieiro alagoanos discutem Mercado de Carbono

Se a revolução industrial foi o ponto de partida para início do desenvolvimento tecnológico, o valor pago por esta conquista foi alto para ao meio ambiente. O aquecimento global, o buraco na camada de ozônio e o desmatamento de reservas de mata, além do comprometimento dos recursos hídricos, são os principais desafios a serem enfrentadas pelas indústrias para o desenvolvimento sustentável.

Preocupadas com os danos ambientais causados pelo processo industrial entidades ligadas ao setor industrial alagoano estão promovendo, em parceria com o Sindaçúcar-AL, o primeiro Simpósio sobre Mercado de Carbono e Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).

O evento tem a finalidade de discutir políticas públicas para o desenvolvimento sustentável. Na oportunidade, serão apresentadas oportunidades de negócios do mercado de carbono para a implementação de projetos de MDL previstas no protocolo de Kyoto.

O encontro, que conta com uma vasta programação de atividades, tem o objetivo de transmitir informações técnicas e ferramentas para que os participantes possam identificar as oportunidades de negócios abertas pelos projetos de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo.

O seminário, que está previsto para ocorrer no próximo dia 19 de março, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, está sendo promovido pela Federação da Indústria, ALNPP Advogados e o Ambiente Gestão em Sustentabilidade em parceria com o SENAR, FAEAL, CASAL e a Secretaria da Agricultura do Estado de Alagoas.

O Brasil - diante da perspectiva da implementação de projetos do MDL, previsto no Protocolo de Kioto e em função das características físicas, institucionais e econômicas - tem potencial de ser um dos mais importantes atores globais deste processo, podendo oferecer projetos de MDL de alta qualidade técnica e metodológica, bem como ambientalmente sustentáveis.

A entrada do Protocolo de kioyo em vigor e a formação de um mercado de carbono dinâmico têm suscitado uma grande demanda de informações técnicas por parte dos agentes interessados em investir neste novo nicho de negociações. No Brasil, o aumento do interesse pelos projetos de redução de emissões ou de absorção de gases de efeito estufa já pode sentido. Desta forma, o seminário constitui uma estratégia adequada para apresentação das oportunidades de negócios abertas pelos projetos de MDL.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira