Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/03/2009 - 09:17

“Casa Aqua”


Protótipo de casa sustentável de 100m² é apresentado na 17ª Feicon. Projetada pelo Arquiteto Rodrigo Mindlin Loeb e com gerenciamento da Inovatech Engenharia, a ideia da casa nasceu de entendimentos da Fundação Vanzolini com a Missão Econômica da França no Brasil.

A Casa Aqua, que aplica os princípios de sustentabilidade na construção, é uma das atrações da 17ª Feicon, que se realizará de 24 a 28 de março, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Na ocasião, os visitantes terão a oportunidade de conhecer vários sistemas e materiais que podem diminuir os impactos das construções no meio ambiente. Sob a coordenação e gerenciamento da Inovatech Engenharia, o projeto é uma iniciativa conjunta da Missão Econômica da França no Brasil, da Fundação Vanzolini e da Reed Exhibitions Alcântara Machado.

Com projeto arquitetônico de Rodrigo Mindlin Loeb, “a Casa Aqua é um protótipo de 100 m², com sete cômodos e dois andares. O objetivo é oferecer uma experiência museográfica e sensitiva sobre sustentabilidade na construção”, explica Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech.

A casa foi concebida para atender aos critérios do Referencial Técnico de Certificação da Construção Sustentável - Processo Aqua (Alta Qualidade Ambiental), lançado em abril do ano passado pela Fundação Vanzolini, inspirado no sistema francês HQE (Haute Qualité Environnementale) e adaptado à realidade brasileira.

O referencial técnico e os procedimentos de avaliação e certificação foram desenvolvidos com a participação de professores do departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP, com apoio técnico da Inovatech Engenharia e de pesquisadores e profissionais desse segmento, a partir de convênios de cooperação técnica com o Centre Scientifique et Technique du Bâtiment (CSTB) - instituto francês, referência mundial em pesquisas na construção civil -, sua subsidiária Certivéa e com o Cerqual, do grupo francês Qualitel.

Convidada pela Missão Econômica da França no Brasil, que promove o evento “2009 - Ano da França no Brasil”, a Fundação Vanzolini idealizou todo o projeto e é responsável pelo suporte institucional da Casa Aqua na Feicon.

O coordenador executivo do Processo Aqua na Fundação Vanzolini, Manuel Martins, explica que cada vez mais o setor de construção civil busca desenvolver empreendimentos com baixo impacto ambiental e altos níveis de conforto e saúde para o usuário. “Na medida em que o setor evolui cresce, também, a preocupação com o meio ambiente e com o bem-estar das pessoas. Nossa intenção é oferecer ao segmento uma certificação que atenda às necessidades do mercado brasileiro e demonstre, de maneira inegável e inequívoca, a qualidade ambiental e de conforto e saúde da edificação”, completa.

Os visitantes poderão conferir na prática, de forma interativa, os sistemas que tornam a casa sustentável, tais como reaproveitamento de água, automação com vistas à redução de consumo de energia e conforto ambiental, utilização de energia solar e de produtos e materiais recicláveis, entre outros. “Será possível 'sentir' como a construção sustentável tem influência na qualidade de vida dos usuários, na redução do consumo de energia e água e na diminuição dos custos operacionais e impactos no meio ambiente”, destaca Luiz Henrique Ferreira.

O circuito a ser percorrido na casa mostrará as fichas técnicas de cada solução apresentada, como o sistema de captação de água da chuva; o painel solar; sistemas construtivos racionalizados e materiais de construção de baixo impacto ambiental; o sistema de automação, que gerencia a economia de energia; madeira certificada; pisos sustentáveis, que favorecem a manutenção da casa; telhas de material reciclado, lâmpadas e equipamentos de baixo consumo energético, enfim, tudo o que contribui para reduzir os impactos ambientais tanto na fase de construção, quanto na fase de uso da edificação.

O projeto teve início com o apoio do Governo da França por meio do seu braço econômico no Brasil, a rede das Missões Econômicas da França, responsável por fomentar negócios para empresas francesas de todos os portes no País. A rede buscou parceiros para viabilizar a construção da casa e também trazer visibilidade e notoriedade ao projeto. A casa Aqua funcionará como uma vitrine para a divulgação da experiência francesa em todos os segmentos da indústria da construção, principalmente no que se refere aos conceitos já amplamente adotados na França em processos de construção ambientalmente sustentável.

A escolha das empresas parceiras que participam da Casa Aqua levou em consideração suas ações de sustentabilidade, tanto nos seus processos produtivos quanto no desenvolvimento de produtos que reduzem os impactos ambientais. Entre as empresas que estão patrocinando e apresentando tecnologias e produtos na Casa Aqua estão a Leroy Merlin, como patrocinadora Oficial do Projeto; Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD); Grupo Lafarge; Grupo Legrand; HP Pisos Elevados e Onduline do Brasil. “A Leroy Merlin está muito engajada no tema da sustentabilidade e aceitamos participar deste projeto, pois ele veio ao encontro da nossa proposta”, relata Carla Ramos, Gerente de Marketing da Leroy Merlin.

Além disso, informa Luiz Henrique Ferreira, a Casa Aqua irá mostrar que não é necessariamente dispendioso e complexo projetar e construir uma edificação sustentável, e divulgará soluções de sustentabilidade de alto, médio e baixo custo/complexidade. A proposta é a escolha integrada de produtos, sistemas e processos construtivos com vistas à sustentabilidade. “Existem várias soluções, como a simples inclinação do telhado invertida (para dentro), por exemplo, que além de facilitar a coleta de água da chuva, para uso no consumo da casa, propicia uma ventilação natural que reduz gasto de energia com ar condicionado”, conta. A montagem da casa na Feicon deverá levar de 7 a 10 dias. Depois da feira, a Casa Aqua será oferecida aos que se interessarem em morar em uma casa sustentável (www.casaaqua.com.br).

O pré-lançamento da Casa Aqua foi feito em Paris, na França, no dia 26 de fevereiro, durante o seminário “Brasil Sustentável”, organizado pelo Centre Scientifique et Technique du Bâtiment (CSTB).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira