Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/03/2007 - 08:25

Aesbe assina Carta de Princípios do Dia Mundial da Água em Foz do Iguaçu

A Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais - Aesbe - assina dia 22 de março, a Carta de Princípios Cooperativos pela Água, em parceria com as Agências da Organização das Nações Unidas, ONU, e diversas instituições governamentais, iniciativa privada e terceiro setor,. A Carta, que será divulgada em Foz do Iguaçu, contém uma série de recomendações para uso da água entre elas o compromisso dos signatários com o saneamento básico em todo o País. A Aesbe estará no evento representada pelo superintendente da Associação, Walder Suriani.

As entidades estarão reunidas na Fundação Parque Tecnológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu, para formular o documento de compromissos em torno da gestão da água no Brasil. A Carta de Princípios Cooperativos pela Água é baseada em acordos globais para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente, como as Metas do Milênio e a Agenda 21. Seus signatários reconhecem a água como um bem universal e assumem a responsabilidade de promover ações e alinhar esforços para a preservação dos recursos hídricos.

Entre outros objetivos, as instituições que fazem parte dessa iniciativa, denominada SOS H2O, se comprometem a melhorar a gestão do uso das águas, eliminar a poluição e os casos de doenças relacionados à falta de saneamento básico, criar incentivos ao uso sustentável da água e adotar programas de cunho educacional.

O lançamento dessa campanha vai ocorrer no Parque Tecnológico de Itaipu a partir das 9 horas e contará com a apresentação de casos de sucesso na preservação e recuperação da água, como o da própria Itaipu Binacional, com o programa Cultivando Água Boa. Além de representantes de agências da ONU, o evento vai contar com a participação do Ministério do Meio Ambiente, Agência Nacional das Águas, Agência Nacional de Energia Elétrica, Fundação Roberto Marinho, Confederação Nacional da Agricultura, Confederação Nacional da Indústria, Organização das Cooperativas Brasileiras, Ordem dos Advogados do Brasil, e diversas organizações da sociedade civil e instituições técnico-científicas.

Criado pela ONU em 1992, o Dia Mundial da Água, neste ano, tem como tema “Lidando com a escassez de água”. Pesquisas recentes apontam que, mantidas as tendências atuais, mais de 45% da população mundial não poderá contar com a quantidade mínima de água para o consumo diário em 2050.

Porém, a escassez de água já é uma realidade em muitos lugares do planeta. Hoje, cerca de 1,1 bilhão de pessoas não tem acesso a água potável, por exemplo. Nos países em desenvolvimento, esse problema aparece relacionado a 80% das mortes e enfermidades. A perspectiva de escassez põe em discussão o controle público e privado de um bem considerado essencial para a vida e exige inovações tecnológicas para as grandes questões da gestão das águas e seu uso racional, expansão industrial e agrícola, crescimento populacional, degradação dos mananciais e alteração do ciclo hidrológico, provocado principalmente pela urbanização e desmatamento.

Entidade civil, sem fins lucrativos, a Aesbe foi fundada em 1985 e constituída por 24 Companhias Estaduais de Saneamento Básico. Essas empresas atendem 103 milhões de pessoas com abastecimento de água, em 3887 municípios. Também prestam serviços de esgotamento sanitário a 45 milhões de pessoas, em 893 municípios. Esses números representam 75% dos serviços de água existentes no país, e 55% dos serviços de esgotamento sanitário. As empresas prestam serviços em nome dos Estados, por autorização legal, e por delegação dos municípios, por meio de contratos de concessão. | www.aesbe.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira