Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/03/2009 - 09:23

Engenheiros lançaram II Fórum Internacional de Desenvolvimento Sustentável

Segunda edição amplia debate sobre a participação da engenharia na minimização dos impactos ambientais de grandes obras, como a rodovia transoceânica e as hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio

Drante a posse do Senge-AC na FIEAC (Federação das Industrias do Estado do Acre), em Rio Branco, engenheiros, pesquisadores e representantes políticos lançaram o II Fórum Internacional de Desenvolvimento Sustentável, no dia 12 de março (quinta-feira). O encontro internacional, realizado em 2010, vai ampliar o debate sobre as preocupações e soluções da engenharia para os impactos ambientais na construção de grandes obras, como a rodovia transoceânica e as hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio.

Organizada pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) em parceria com a ONG Engenheiros Solidários e apoio do Governo do Estado e presidida pelo ex-governador e engenheiro florestal, Jorge Viana, esta segunda edição tem como tema “Engenharia e meio ambiente no processo de desenvolvimento sustentável da Amazônia Sul-Americana”. As atividades do fórum internacional se iniciam no dia 24 de maio de 2010 na cidade de Lima, no Peru e terminam dia 06 de junho, em Porto Velho, Rondônia.

Durante os dias do evento, a caravana dos profissionais de engenharia, estudiosos e pesquisadores políticos dos países sul-americanos visitarão 13 cidades situadas na Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Guiana, Suriname, Venezuela e Brasil. A agenda dos encontros inclui também três visitas técnicas. O roteiro da primeira sai de Lima, no Peru, para estrada do Pacífico e segue para a Floresta Amazônica e Cordilheira dos Andes. Nas outras duas, os participantes visitarão os canteiros de obras das usinas de Santo Antonio e Jirau, em Porto velho. Também faz parte da programação, a realização de palestras e debates sobre meio-ambiente, integração da Amazônia sul-americana, ciência e tecnologia, geração de energia e produção sustentável.

Segundo o presidente da FNE e CNTU (Confederação Nacional dos Trabalhadores Universitários), Murilo Celso de Campos Pinheiro, está cada vez mais imprescindível refletir sobre a fundamental necessidade de promover integração e solidariedade continental. “Apesar de o Brasil ser um país com enorme potencial, sozinho, ainda não tem capacidade de articular um projeto capaz de conduzi-lo a uma inserção significativa no desenvolvimento sustentável. Seus vizinhos, os demais países da América do Sul, padecem do mesmo problema. Juntos, promovendo encontros e debates como no Fórum Internacional de Desenvolvimento Sustentável, os sul-americanos têm grandes chances”, destaca.

Fórum Internacional - A primeira edição foi realizada em 2007, quando os representantes políticos do Brasil e dos outros países visitaram as obras da BR 364. Na ocasião, o ex-governador e engenheiro florestal, Jorge Viana, foi convidado pelo presidente do Sindicato dos Engenheiros do Acre e das ONG Engenheiros Solidários, Sebastião Viana, para presidir o evento.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira