Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/03/2009 - 09:35

Do México para a Turquia, uma ponte para o futuro da água

"Estamos felizes em testemunhar que todos os que se interessam pela questão da água concordam sobre a necessidade de suporte das comunidades desenvolvidas àquelas em desenvolvimento, para um futuro melhor e sustentável"., Jose Luis Luege Tamargo, Ddretor geral, Comissão Nacional da Água do México.

"Precisamos reconhecer que soluções técnicas não são suficientes para enfrentar os desafios globais da água e precisamos de acordo político e consenso entre os interessados", Loic Fauchon, Presidente do Conselho Mundial da Água.

"A humanidade entrou em uma nova era de desafios. Nessa época tão complexa, a água deve ser um elemento de ligação entre as nações do mundo", Abdullah Gul, Presidente da República da Turquia.

Istambul - O 5º Fórum Mundial da Água, realizado a cada três anos como o maior evento sobre a água do mundo, a ser organizado em Istambul, Turquia, de 16 a 22 de março, contou na cerimônia de abertura com participantes de 192 países, incluindo três príncipes, três presidentes, cinco primeiros ministros, mais de 90 ministros, 63 prefeitos e mais de 23.000 participantes. O príncipe do Japão, Naruhito Kotaishi, o primeiro ministro de Marrocos, Abbas Al Fassi, o secretário-geral Assistente das Nações Unidas, Sha Zukang, o presidente do Conselho Mundial para a Água, Loic Fauchon, o príncipe Alberto II de Mônaco, William Alexander of Orange e o presidente turco, Abdullah Gul, estavam entre os convidados mais importantes presentes na abertura.

A Conagua, Comissão Nacional da Água do México, também organizadora e sede do 4o Fórum Mundial sobre a Água, compartilhará os mais importantes programas, os projetos em andamento e o progresso durante o 5º Fórum Mundial da Água. O México também buscará uma maior colaboração, parceria e inovação com outros países para fazer um melhor uso de seus recursos de água e proteger a disponibilidade do recurso para as futuras gerações.

Destacando algumas enormes mudanças na agenda de água do México apenas nos três últimos anos, Luege Tamargo afirmou que, "O aumento da sensibilidade do público foi verificado pela duplicação do orçamento do governo, grandes projetos de infraestrutura e a cooperação internacional. Todos esses desenvolvimentos combinados sob o guardachuva da Vision 2030 estão aparentemente nos levando a nosso destino final de Segurança da Água. Hoje, estou também feliz em testemunhar que todos os que se interessam pela questão da água concordam sobre a necessidade de suporte dos países desenvolvidos àqueles em desenvolvimento, para um futuro melhor e sustentável".

Nesse discurso, o Presidente do Conselho Mundial da Água, Loic Fauchon, destacou a importância de uma abordagem holística e unificada da gestão da água pela comunidade internacional. Fauchon chamou a atenção ao relacionamento entre a crise econômica global, a mudança climática e a questão da água.

Fauchon também convocou a opinião pública internacional ao dever, afirmando que "todos os dias precisamos de mais água de qualidade para diminuir riscos sanitários, resultantes de sistemas de processamento da água inadequados. Precisamos reconhecer que soluções técnicas não são suficientes para enfrentar os desafios globais da água e precisamos de acordo político e consenso entre os interessados".

Nesse contexto, o Presidente da Turquia, Abdullah Gul, afirmou que "a humanidade entrou em uma nova era de desafios. A água não é mais considerada uma questão dos ambientalistas como era no passado recente. Hoje é uma preocupação de todos. Nessa época tão complexa, a água deve ser um elemento de ligação entre as nações do mundo".

Para compartilhar todas essas importantes informações e experiência, o México participará de 26 das 100 sessões a serem realizadas no encontro internacional, onde outras instituições mexicanas e governos estaduais também comparecerão a painéis durante o fórum e realizarão uma conferência de imprensa especial na quarta-feira, 18 de março. Na conferência de imprensa, Luege Tamargo abordará assuntos como o que o México aprendeu com o 4º Fórum Mundial da Água e os principais projetos relativos a gestão da água.

México no 5º Fórum Mundial da Água - O México presidirá a reunião e participará de uma série de diferentes assuntos e sessões de discussão relativas a mudanças climáticas, gestão e prevenção de danos por furacões, irrigação para agricultura, uso da água da chuva, reatribuição de direitos resultantes do pagamento de direitos sobre a água (Prodder), pagamento por serviços ambientais, o caso da distribuição de água na Bacia do Lerma Chapala, gestão da água em zonas de fronteiras entre o México e os Estados Unidos, bem como uma série de projetos locais significativos relativos à água.

Na ocasião devida, ele também apresentará uma série de programas e projetos de água, incluindo o PNH 2007-2012, o Programa Nacional de Regulamentação Territorial, e o Programa de Sustentabilidade da Água para o Vale do México, considerado um dos mais importantes em todo o mundo. Esse programa possibilitará a restauração da sustentabilidade e viabilidade da capital do México, para o qual o governo mexicano está prevendo um investimento de mais de 36 bilhões de pesos nos próximos cinco anos.

O Fórum Mundial da Água é uma iniciativa do Conselho Mundial da Água cuja finalidade é despertar a consciência sobre as questões relativas aos recursos de água em todo o mundo. A pedido do governo da Turquia, o México, através da Conagua, prestou consultoria relacionada à organização do fórum, que receberá especialistas de países de todo o mundo para discutir e analisar uma série de assuntos durante a semana.

Em 2006, quando o 4º Fórum Mundial da Água foi realizado no México, o slogan do evento era "Ações locais por um desafio global". Três anos depois, e agora na Turquia, especialistas, governos e figuras mundiais terão como seu principal slogan "Reconciliando diferenças através da água".

Entre os assuntos a serem analisados durante as sessões de trabalho do 5º Fórum Mundial da Água estão a importância das mudanças globais e a gestão de risco. Do mesmo modo, haverá discussão sobre as formas de melhorar o Desenvolvimento Humano e as Metas de Desenvolvimento do Milênio estabelecidas pelas Nações Unidas.

Além disso, haverá um espaço para analisar a gestão e a proteção dos recursos da água e seus sistemas de fornecimento para atender as necessidades das pessoas e o meio ambiente. O 5o Fórum tratará ainda de governança, administração, financiamento, educação, conhecimento e construção de capacidade.

O encarregado da Conagua observou que também participarão do encontro 300 empresas do setor de água do mundo, o que representará uma grande oportunidade para vincular projetos de trabalhos com acordos de financiamentos.| Por: PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira