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19/03/2009 - 08:49

Shoppings de São Paulo investem em gestão de recursos hídricos

Meta para 2012 é reduzir o consumo de água para 4 litros por visitante.

A preocupação com a redução do consumo de água já está em pauta em seis shoppings do Estado de São Paulo. Todos os dias, os shoppings Boavista, Campo Limpo, Plaza Sul (zona sul de São Paulo), Penha (zona leste de São Paulo), Metrópole (São Bernardo do Campo) e Parque D. Pedro (Campinas) recebem diariamente 180 mil visitantes. Os empreendimentos investem em uma série de medidas para que, até o ano de 2012, o consumo de água por visitante seja de apenas 4 litros por dia.

Entre as ações para diminuir o consumo do recurso natural estão descargas econômicas nos sanitários e torneiras com arejadores no bocal. A peça hidráulica possibilita a diminuição da vazão de água. No Shopping Campo Limpo e no Boavista, por exemplo, o mecanismo reduziu a vazão em 3,5 vezes em relação ao sistema anterior. Com as medidas, em 2008 os shoppings registraram uma redução de 2,7% litros de água por visitante, comparado a 2007. A meta para 2009 é reduzir o consumo de água (litros por visitante) em 1% comparado ao consumo de 2008.

Os seis shoppings, que são administrados pela Sonae Sierra Brasil, são certificados com a ISO 14001, uma conquista inédita do setor de shoppings centers no país. Conhecida por ISO Verde, a certificação 14001 é o aval de institutos internacionais dado às empresas que adotam rigorosos princípios de gestão ambiental.

Além de equipamentos, os shoppings investem em treinamentos e em campanhas de conscientização, envolvendo lojistas, colaboradores e prestadores de serviços. “Cada ano é trabalhado um tema relacionado ao meio ambiente. O objetivo é premiar iniciativas para economia de água, energia elétrica e outros recursos”, afirma a responsável pelo Departamento Ambiental da Sonae Sierra Brasil, Elizabeth Morita.

Reaproveitamento da água - O Parque D. Pedro Shopping, em Campinas, possui uma Estação de Tratamento de Efluente (ETE) com capacidade para tratar até 2000 m3 de água residual por dia. O volume é suficiente para abastecer as cidades paulistanas Piquete e Pirapora do Bom Jesus, que concentram em média 15 mil habitantes.

A ETE permite tratar 100% do volume de efluentes do Parque D. Pedro Shopping, com uma eficiência de 98%. Do volume total tratado, 66% é reutilizado no próprio empreendimento nas descargas sanitárias e irrigação dos jardins do shopping, gerando uma redução de custos e significativa economia de água.

O Shopping Penha instalou uma estação de recolhimento de água pluvial, que é reutilizada no sistema de ar condicionado. Está nos planos do Shopping Campo Limpo a instalação de uma cisterna para o recolhimento da água da chuva, que será reaproveitada na lavagem do piso do shopping e do estacionamento. O Shopping Metrópole também está desenvolvendo o projeto para a instalação de um sistema de reutilização da água pluvial para uso, por exemplo, em descargas sanitárias e irrigação dos jardins. E o Shopping Plaza Sul construirá este ano um reservatório para coleta de água da chuva, com capacidade de 10,80m³, que será utilizada nos jardins. A meta para este ano do Boavista Shopping é a instalação de um sistema de reaproveitamento da água proveniente do lençol freático no ar condicionado. Com este projeto, a expectativa do empreendimento é uma economia de 20 m3 de água por dia.

Ainda para este ano, está previsto um trabalho de auditoria em todos os shoppings. A empresa auditora será responsável por realizar um estudo minucioso sobre a eficiência no consumo de água. “Será medido o volume de água utilizado por lojistas, funcionários, prestadores de serviços e visitantes do shopping a fim de detectar possíveis deficiências e apontar melhorias para gerar economia de custos e redução do impacto ao meio ambiente”, explica Elizabeth Morita. Um projeto semelhante já foi desenvolvido para a redução no consumo de energia elétrica.

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