Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/03/2009 - 11:53

AmBev reduz em 23% consumo de água em seis anos

Companhia aproveita Dia Mundial da Água e promove campanha interna de mobilização dos funcionários.

São Paulo- A AmBev comemora os bons resultados obtidos com a redução do consumo de água nos últimos seis anos em todas suas fábricas. Com o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) a companhia vem conseguindo ano a ano reduzir o impacto de sua atuação no meio ambiente, reaproveitando subprodutos e diminuindo o uso de recursos naturais. Em 2008, foram usados em média apenas 4,11 litros de água para cada litro de bebidas produzidas contra 4,19 litros do ano anterior. Em 2002, o dado era ainda maior, sendo necessários em média 5,36 litros de água. Nos últimos seis anos, a companhia já reduziu 23% no consumo de água relativo à fabricação de seus produtos.

"A gestão de recursos hídricos é uma prioridade para a AmBev. Os dados positivos são consequência de uma série de medidas em todas as unidades, tanto no Brasil como no exterior", explica Beatriz Oliveira, Gerente Corporativa de Meio Ambiente da AmBev. "A companhia promove treinamentos sobre o assunto para todos os funcionários e as fábricas seguem os 'Mandamentos da Água', um documento que estabelece os padrões, ações e critérios para a diminuição de consumo, eliminação de desperdício e aumento do reaproveitamento do recurso", completa.

A redução de consumo no último ano significa um volume de água não captado de 815 milhões de litros de água, suficiente para abastecer por um mês uma cidade com uma população de 150 mil habitantes. A unidade de Brasília atingiu o surpreendente índice anual de 3,18 litros de água para cada litro de cerveja, seguida pela fábrica de Curitiba, que alcançou a marca de 3,28 litros.

Já as unidades da AmBev que produzem refrigerantes usaram em média 1,74 litros de água para cada litro produzido da bebida, sendo que o melhor resultado foi da fábrica de Jundiaí, que registrou 1,65 litro. Durante o ano, o menor índice registrado foi em março, em Contagem (MG), quando a fábrica usou apenas 1,54 litro de água.

A AmBev reaproveita ainda toda a água proveniente da produção em atividades como lavagem de tanques, garrafas e limpeza em geral. A água que enxágua as garrafas é aproveitada, por exemplo, para lavar os engradados. Na pasteurização, a mesma água usada para elevar a temperatura da cerveja é usada para resfriá-la. "Esse circuito fechado reduz a necessidade de captação", explica a gerente.

Campanha - Para comemorar o Dia Mundial da Água e reforçar ainda mais sua preocupação com o uso racional do recurso, a AmBev realiza uma campanha interna, mobilizando os funcionários de todas as fábricas, centros de distribuição e áreas administrativas. A ação vai de 22 de março a 22 de abril e tem como objetivo reconhecer iniciativas que ajudem a diminuir ainda mais o consumo. "Para mostrar nosso comprometimento com um mundo mais sustentável, vamos mobilizar todos os nossos colaboradores para identificar práticas que possam servir de exemplo para toda a companhia", diz Beatriz Oliveira. As melhores práticas serão apresentadas na TV corporativa da empresa.

ETEIs - Estações de Tratamentos de Efluentes Industriais - Para a AmBev, é de extrema importância devolver toda a água usada dentro das fábricas à natureza com alta concentração de pureza. Para isso, possui ao todo, 37 estações de tratamento instaladas nas fábricas da AmBev nas Américas. Juntas, possuem capacidade para tratar 240 mil metros cúbicos de efluentes por dia - índice suficiente para abastecer uma população de 5,6 milhões de habitantes, semelhante ao Estado de Goiás.

Acompanhamento - Para checar o andamento das ações praticadas pelos funcionários, a AmBev acompanha constantemente os índices de cada uma das fábricas. Para isso, foram instalados medidores em cada etapa de consumo do processo produtivo. Todas as áreas de trabalho recebem uma meta de consumo e toda a água excedente é reaproveitada em atividades que não envolvem a elaboração de produto.

"Envolvemos todas as unidades em treinamentos sobre o consumo responsável. A conquista de índices tão satisfatórios é o resultado de uma ação conjunta da de toda a AmBev por um mesmo fim, a economia de água", finaliza.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira