Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/03/2009 - 10:11

Itaú se mobiliza pela Hora do Planeta

Acompanhando a participação das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro no movimento promovido pela WWF, banco apagará as luzes por uma hora no sábado.

São Paulo - Neste sábado, 28, o Itaú apagará as luzes dos relógios e pólos administrativos em São Paulo e no Rio de Janeiro. A iniciativa faz parte da 3ª edição da Earth Hour - Hora do Planeta, evento mundial no qual governos, empresas e a sociedade são convidados a apagar as luzes por uma hora (das 20h30 às 21h30), para demonstrar a preocupação com o aquecimento global. Promovido pela WWF, o movimento pretende contar com a adesão de mais de mil cidades e 1 bilhão de pessoas em todo o mundo.

O desligamento da iluminação está programado nos pólos administrativos de São Paulo (Jabaquara, Mooca e Tatuapé, com exceção das áreas que trabalham 24 horas em atendimento aos clientes), além dos relógios no Rio de Janeiro (Av. Presidente Vargas e Rua Augusto Severo) e em São Paulo (Av. Paulista, Edifício Unibanco, Agência Tutóia, Agencia Butantã e Agência Pinheiros). “Esta será a primeira vez que o Itaú apaga voluntariamente as luzes de seus escritórios e relógios, alguns deles já integrados ao mobiliário urbano e símbolos das duas cidades. A intenção é chamar a atenção da população e estimular a reflexão e debate para um assunto preocupante como o aquecimento global”, afirma Sonia Favaretto, superintendente de Sustentabilidade do Itaú. O banco também está mobilizando os colaboradores para que apaguem as luzes em suas residências no mesmo horário.

O Banco Itaú também será um dos participantes do ato simbólico que será realizado na Praça Victor Civita, em parceria com a Editora Abril, WWF e Prefeitura de São Paulo, também no dia 28. Na ocasião, o prefeito Gilberto Kassab fará o desligamento simbólico da chave da Praça e dos monumentos da cidade que serão apagados. Na sequência, haverá uma apresentação artística.

Esta é a primeira vez que São Paulo participa da Hora do Planeta. Serão desligadas as luzes da Ponte Estaiada, Monumento às Bandeiras, Viaduto do Chá, Estádio do Pacaembu, Teatro Municipal, Obelisco e Parque do Ibirapuera. Além dos monumentos públicos, também participam da manifestação o Edifício Copan, Instituto Butantã, MAM (Museu de Arte Moderna) World Trade Center, Sheraton Hotel e Vivo.

Hora do Planeta - Realizada pela primeira vez em 2007 na Austrália, a Hora do Planeta contou com a participação de 2,2 milhões de moradores de Sidney. Já em 2008, o movimento contou com a participação de 50 milhões de pessoas, de 400 cidades em 35 países. Simultaneamente apagaram-se as luzes do Coliseu, em Roma, da ponte Golden Gate, em São Francisco e da Opera House, em Sidney, entre outros ícones mundiais. Em sua primeira participação, o Brasil terá a cidade do Rio de Janeiro como sede da mobilização no País.

Sustentabilidade no Itaú - Ao longo de sua história, o Itaú procura combinar consistente desempenho financeiro com atitudes que privilegiam a ética, a transparência no relacionamento com clientes, colaboradores, acionistas e comunidade e a competência gerencial, colocando-se a serviço da sociedade na busca conjunta de soluções para os problemas sociais e ambientais. Em linha com esses valores, o Itaú é a primeira empresa brasileira a se associar à AccountAbility, organização internacional criada em 1995 com o objetivo de promover inovações e a disseminação de práticas socialmente responsáveis. Considerada hoje uma referência, entre as iniciativas da AccountAbility merece destaque a AA1000, um conjunto de diretrizes ligadas à ética e à responsabilidade social, cuja adoção é passível de auditoria externa. O Itaú é hoje o chair do comitê diretivo dos Princípios do Equador, conjunto de normas por meio das quais os bancos se comprometem a observar a política social e de meio ambiente da IFC (Internacional Finance Corporation), organismo do Banco Mundial, nas operações de financiamento de projetos. Indo além do estabelecido, os critérios socioambientais já são aplicados no Banco Itaú a projetos com valor a partir de R$ 5 milhões. O Banco Itaú tem também investido em programas de ecoeficiência, iniciados em 2004, com o objetivo de reutilização de água e reciclagem de materiais diversos. No Brasil, o Itaú compõe o Dow Jones Sustainability World Index (DJSI World) por 9 anos consecutivos e o Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa. Foi avaliado, em 2008, pela quarta vez consecutiva, como o banco mais ético e mais sustentável entre os maiores bancos da América Latina, pela Latin Finance/Management & Excellence. Foi também o primeiro banco estrangeiro, com negociações na Bolsa de Valores de Nova York, a atender às exigências da Sarbanes-Oxley. Em 2008, o banco ainda lançou o Prêmio Itaú de Finanças Sustentáveis, com o objetivo de estimular o debate sobre o tema junto à sociedade.

Praça Victor Civita - Gerida pelo Instituto Abril, em parceria com a Subprefeitura de Pinheiros, a comunidade, o Itaú,a Even Construtora e a Petrobras,a Praça Victor Civita tem como objetivo tornar-se um ponto de alerta e referência para as questões ambientais, sem deixar de ser um espaço de integração e divertimento. Este Espaço Aberto da Sustentabilidade nada mais é do que um belo complexo dotado de equipamentos e programas de lazer, educação e cultura. A diferença com relação às praças e parques convencionais está no fato de que as atividades desenvolvidas na Praça Victor Civita fazem menção à educação ambiental. | www.pracavictorcivita.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira