Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Espaço Compartilharte inaugura Centro de Referência em Educação e Desenvolvimento Sustentável

Um espaço inserido no coração da Mata Atlântica onde você poderá conhecer a flora e a fauna da região, encontrar produtos artesanais, ver filmes e vídeos e buscar informações para percorrer o Parque Estadual dos Três Picos. Assim é o Centro de Referência em Educação e Desenvolvimento Sustentável, uma das portas de entrada do Parque, a ser inaugurado em 11 de novembro, no Espaço Compartilhante, localizado em Canoas, área rural de Teresópolis, Estado do Rio de Janeiro.

O Centro de Referência integra o Projeto NaturalMente, oficialmente denominado Vereda do Desenvolvimento Sustentável da Comunidade de Canoas: um Projeto Demonstrativo para a Conservação da Mata Atlântica – PDA-072 - financiado pelo Ministério do Meio Ambiente com recursos de Convênio Bilateral Brasil-Alemanha, através do KFW.

O projeto está apoiado em uma inovadora proposta de atuação que busca, ao mesmo tempo, ser de caráter demonstrativo (replicável), de cunho desenvolvimentista (apoio ao ecoturismo) e conservacionista (apoio à gestão do PETP na conservação da Mata Atlântica, na região).

O próprio nome - Centro de Referência em Educação e Desenvolvimento Sustentável - sinaliza seu objetivo: ser fomentador de atividades sócio-econômicas sustentáveis, que propiciem o desenvolvimento social sem ferir e degradar o ecossistema local, ao tempo em que possa ser modelo para outras áreas do País.

O Centro contará com um teatro para palestras, cursos, capacitações, espetáculos teatrais, exibição de filmes e vídeos; um espaço com exposição permanente sobre a flora e a fauna da Mata Atlântica, além de documentos da região, de sua história e de seu povo; e uma loja onde estará exposta a produção dos moradores locais e disponibilizadas informações sobre atrativos e serviços turísticos.

A capacitação de cem empreendedores é também uma das metas do Projeto e objetiva o empoderamento técnico, ético, econômico e cultural da comunidade atendida. Para tanto, pessoas da comunidade, detentoras de habilidades que fortaleçam o ecoturismo – culinária, artes e artesanato, serviços de guias e condutores, entre outros - aprenderão os conceitos e conteúdos básicos relativos à conservação do bioma referido, elaboração de planos de negócios, identificação das melhores formas de associação e comercialização. Após o término do curso, os empreendedores terão assessoria ao longo de um ano visando à montagem de uma Rede de Empreendedorismo.

Dentro do projeto uma outra meta, já cumprida, merece destaque: vinte jovens da comunidade já foram capacitados como Agentes de Desenvolvimento Local Sustentável e estão atuando junto às escolas e comunidade, desenvolvendo ações relacionadas à educação ambiental, ecoturismo, cultura e fortalecimento político e sócio-ambiental da região, impulsionando a melhoria da qualidade de vida e a conservação do meio ambiente.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira