Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/04/2009 - 10:52

Cenografia do Viva a Mata 2009 é idealizada por Nido Campolongo

Para a quinta edição do evento, o designer explora o conceito de sustentabilidade com a utilização de materiais reciclados e recicláveis, como papelão e pet.

A quinta edição do Viva a Mata - mostra de iniciativas e projetos em prol da Mata Atlântica, promovido pela Fundação SOS Mata Atlântica, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, entre os dias 22 e 24 de maio, das 09h às 18h, tem sua cenografia idealizada pelo designer Nido Campolongo, que vem promovendo a disseminação de conceitos sustentáveis por meio de seus trabalhos, publicações e encontros em universidades, ONGs e empresas no Brasil e no exterior. Para o Viva a Mata, a proposta é ocupar o espaço do evento somente com material reciclado e reciclável, promovendo a prática do reuso de materiais de forma prática e inclusiva.

De acordo com o cenógrafo, o principal objetivo é provocar no público presente a reflexão sobre escolhas e reutilização de materiais como alternativa de construção de eventos com valor estético e socioambientais agregados. “A inserção do design com a utilização de materiais industriais de menor impacto ambiental como alternativa aos convencionais empregados nos eventos, além da fabricação dos produtos em parceria com cooperativas de reciclagem e ONGs, conceituam uma cenografia-palco de possibilidades artísticas de pouco impacto ambiental e inclusiva do ponto de vista social”, comenta.

Pela primeira vez, Nido Campolongo mostrará estandes construídos com anéis de papelão, além de algumas peças de mobiliário como balcões e mesas. Para a ocasião, também será feita uma Oca, onde acontecerão as palestras, a partir de anéis e cones de papelão. Os anéis são compostos por papelão semi kraft reciclado e os cones são feitos por folhas de papelão a base de papel kraft (não reciclado). Os lounges e esculturas são feitos com banners e luminárias de pet pós-consumo e produtos provenientes de madeira de reflorestamento certificada. A escolha do material foi realizada considerando os processos limpos de produção, comércio justo e reaproveitamento dos materiais.

Segundo Campolongo, ter recebido o convite para participar do Viva a Mata é bastante gratificante pela importância do evento e também por promover a continuidade do seu trabalho como cenógrafo e artista atuante em áreas socioambientais. “A minha expectativa é de um grande evento construído de forma (visualmente) impactante, porém respeitando os seus critérios de sustentabilidade”, diz.

Perfil do Viva a Mata - O Viva a Mata é aberto ao público em geral e tem como principais objetivos comemorar o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio), promover a troca de informações e experiências entre os que lutam pela conservação deste Bioma, realimentar o movimento ambientalista, e informar e conscientizar a sociedade. Com o patrocínio do banco Bradesco e apoio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), o evento tem uma ampla programação gratuita: palestras, debates, exposições de ONGs que atuam em diversas regiões com projetos pela conservação da Mata Atlântica, estandes temáticos, oficinas, peças de teatro, maquetes interativas, atividades com voluntários, entre outras manifestações artísticas. Na edição passada, o evento reuniu mais de 75 mil pessoas, interessadas em saber o que está sendo feito no País pelo Bioma, além de aprender a melhorar sua relação com o meio ambiente. | Site www.sosma.org.br ou pelo telefone (11) 3055-7888.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira