Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/04/2009 - 09:30

Educação no campo: lições de sustentabilidade

Dia 28 de abril próximo, projetos de educação e responsabilidade socioambiental - que, em 2007, atingiram, direta e indiretamente, cerca de 29 milhões de pessoas -, serão avaliados pela ESALQ/USP. No dia 25 de maio, serão apresentados os vencedores durante a cerimônia do XII Prêmio Mérito Fitossanitário

Nos mais distantes lugares do país, as iniciativas têm melhorado a vida de milhares de famílias de agricultores e levado esperança de um futuro melhor no campo. Multiplicam-se programas sociais de educação, extensão rural e conscientização socioambiental; tratam-se de iniciativas cujos nomes sugerem a dimensão dos projetos - cite-se apenas alguns deles: Crianças Saudáveis; Preservar o Cerrado, De olho no meio ambiente: este é o meu lugar; Projeto Afro-brasileiro. Um dos projetos, por exemplo, criou uma ferramenta pedagógica inovadora: imagens produzidas por satélites revelam informações sobre as matas, os oceanos, os animais, a urbanidade, e o clima; acompanhadas de análises sobre cultura, história e a política do Brasil e do mundo; são 41 temas, que estimulam a reflexão de cerca de cinco mil alunos no interior de São Paulo.

Todos os trabalhos são desenvolvidos por equipes de funcionários das 16 indústrias do setor de defensivos agrícolas no Brasil vinculadas à Associação Nacional de Defesa Vegetal, ANDEF. Em 2007, somaram 59 projetos levados ao campo, desenvolvidos em 6.798 atividades, segundo os dados apurados pela Esalq/USP. Mais expressivo é o número de pessoas atingidas: os cursos e as atividades alcançaram 190 mil pessoas. Esses projetos consumiram investimentos, em 2007, de R$ 23 milhões e atingiram, direta e indiretamente - isto é, somando-se aos cursos e treinamentos as mensagens divulgadas em mídias diversas -, cerca de 29 milhões de pessoas.

Projetos premiados - Para marcar a realização dos projetos de educação e socioambientais ao longo de cada ano, a Andef criou o Prêmio Mérito Fitossanitário. Os trabalhos são submetidos ao crivo de uma banca julgadora, sob coordenação da FEALQ; especialistas, entre representantes dos ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente; de institutos de pesquisa e profissionais de diversas áreas, como jornalistas e professores universitários, indicam os projetos que apresentam maior eficácia e abrangência.

Em sua décima segunda edição, no próximo dia 28 de abril, a Comissão se reúne para avaliar os projetos que concorrem ao Prêmio Mérito Fitossanitário. No dia 25 de maio, ocorre a cerimônia de anúncio e premiação dos melhores trabalhos.

Programação: 28 de abril,das 8h30 às 17h apresentação dos projetos à Comissão Julgadora, no Pavilhão Nicolau Athanassof - Depto. de Zootecnia/ESALQ - Piracicaba (SP).

Em 25 de maio, a partir das 19 horas, cerimônia de apresentação e premiação dos projetos , no Esporte Clube Sírio, Salão Nobre - Av. Indianópolis, 1192 - São Paulo (SP).

O Prêmio Mérito Fitossanitário - Trata-se de um conjunto de ações nas quais os profissionais das indústrias - em parceria com universidades, institutos de pesquisa, sindicatos rurais e cooperativas - desenvolvem cursos, seminários, dias-de-campo e palestras para a difusão da educação e da saúde, além da conscientização socioambiental no campo.

Instituído há 12 anos, o Prêmio Mérito Fitossanitário tem a finalidade de prestigiar os envolvidos na difusão dos princípios das Boas Práticas Agrícolas. Além das empresas, estão incluídas na programação as iniciativas realizadas por centrais vinculadas ao sistema do Inpev, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias; as revendas de produtos vinculadas à Andav - Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários; e as cooperativas associadas à OCB.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira