Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/03/2007 - 07:48

Governador libera recursos para retomada do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara


O Programa de Despoluição da Baía de Guanabara (PDBG) ganhou dia 30 de março, um novo impulso para conclusão da sua primeira fase. Na ocasião, o governador Sérgio Cabral Filho e o presidente da Nova Cedae, Wagner Victer, assinam a liberação de cerca de R$ 58 milhões, oriundos do Tesouro estadual, por intermédio do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam), para que a Nova Cedae conclua a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Alegria, no Bairro do Caju.

A Estação de Alegria, segundo Victer, atende a região que mais despeja esgoto na Baía. Compreendendo o Centro da cidade e os bairros da Gamboa, Saúde, Santo Cristo, Leopoldina, São Cristóvão, Benfica, Caju, Mangueira, Maracanã, parte da Tijuca, Vila Isabel, Manguinhos, Jacarezinho e Riachuelo, a Estação é responsável por uma área que despeja , uma quantidade de esgoto suficiente para encher um Maracanãzinho e meio por dia.

A idéia em priorizar ações na estação faz parte de uma nova estratégia para o andamento, de forma regular, do programa.

De acordo com Victer, os investimentos na ETE de Alegria permitirão que a partir de maio de 2008 o esgoto dos bairros citados seja transformado em água tratada e não mais despejado in natura no mar. “Serão tratados 3.100 litros por segundo. A idéia é que a água tratada pela estação tenha 98% de pureza, eliminando não só os resíduos sólidos. Dessa forma, sem impacto ambiental ao ser lançada na Baía, além da possibilidade da sua reutilização em pólos industriais”, salienta Victer, acrescentando que no futuro a estação abrigará um centro de treinamento e educação ambiental.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira