Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/04/2009 - 08:03

Gartner: maioria das organizações manterá a prioridade dos Projetos de TI Verde, apesar da recessão

Estudo também aponta que mais de um terço dos pesquisados prevêem gastos acima de 15% dos seus orçamentos em Projetos Verdes .

O Gartner, líder mundial no fornecimento de pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, aponta que, apesar da redução de gastos em todos os projetos de TI causada pela recessão, a maioria das organizações manterá a prioridade dos Projetos de TI Verde. "No que diz respeito à TI verde, nossa previsão é que as organizações continuem a focar em projetos que aumentem a eficiência energética e economizem gastos," afirma Simon Mingay, vice-presidente de pesquisas.

Em dezembro de 2008, o Gartner consultou 620 profissionais sobre os programas de TI Verde de suas organizações. Os pesquisados responderam a uma série de perguntas sobre o desenvolvimento de programas nos ambientes de TI e sobre o impacto da recessão nas iniciativas de TI Verde. "Para a maioria das organizações que não estão procurando explorar estrategicamente a TI Verde, 2009 representará uma lacuna para os projetos verdes que não focarem no corte de custos em curto prazo e na eficiência energética. Em um prazo mais longo, acreditamos que a sustentabilidade ambiental continuará a ser uma questão importante para os negócios", comenta Mingay.

Um número significativo de organizações, particularmente nos Estados Unidos e no Brasil, prevê uma redução na prioridade dos projetos de TI verde em 2009. Entretanto, na maioria dos casos, particularmente na Europa e na região da Ásia/Pacífico, a recessão não mudará ou aumentará a prioridade dos projetos de TI verde.

Adesão maciça - O Gartner também perguntou às organizações que tinham um orçamento de gastos de capital específico para TI Verde (22% dos pesquisados), que proporção do gasto de capital total isso representava. No geral, mais de um terço dos pesquisados (46% na Europa, 38% na região Ásia/Pacífico e 36% nos Estados Unidos) previam gastos acima de 15% de seus orçamentos de tecnologia em projetos de TI Verde.

Apenas 60 organizações (10% dos pesquisados) não tinham nenhum projeto de TI Verde quando foi feita a pesquisa. Com exceção da região Ásia/Pacífico, a maioria das organizações que não tinham estes projetos previa que a questão seria analisada. O estudo revelou que 40% dos pesquisados nos Estados Unidos e 58% na Europa tinham a intenção de lançar projetos no futuro, contra apenas 15% dos pesquisados na região Ásia/Pacífico. Além disso, um número relativamente pequeno dos pesquisados não tinha projetos de TI verde como consequência da recessão.

Calcular os benefícios da TI Verde - "Temas como informações e compensação das emissões de carbono, videoconferência e ‘green procurement\' (aquisições verdes) continuarão a ser pilares da estratégia e da arquitetura de TI durante os próximos dez anos", diz Rakesh Kumar, vice-presidente de pesquisas do Gartner. "Isso acontece porque os imperativos políticos e científicos com relação às mudanças climáticas continuarão a pressionar governos, organizações internacionais e organizações à medida que os stakeholders aumentarem a pressão para focar na sustentabilidade ambiental".

Para organizações que são usuárias finais, os conceitos de "lean e green" (enxugar custos e TI verde) não podem se fundir, mas os CIOs precisam separar silos orçamentários e levar em consideração os custos/benefícios maiores para a organização, caso optem por ajudar a empresa a explorar os benefícios financeiros derivados dos projetos de TI Verde.

"Ao se considerar o posicionamento de uma solução como sendo verde, os provedores de tecnologia e de serviços de TI precisam analisar se isso irá economizar dinheiro para a organização em menos de 12/24 meses. Caso contrário, eles precisam focar nos benefícios verdes dentro do contexto de um caso de negócio mais amplo para a sustentabilidade", analisa.

Redução no gasto com energia - Pesquisa divulgada pelo Gartner nesta semana aponta que cerca de 30% da energia utilizada globalmente em ICT (Information and Communication Technology) é empregada em PCs e seus periféricos mais próximos. Segundo o estudo, muitas empresas querem diminuir este número, mas não sabem como começar.

"As companhias não podem mais enxergar os programas de melhoria de performance ambiental como opcionais", afirma Stephen Kleynhans, vice-presidente de pesquisas do Gartner. "Cada vez mais, as empresas precisam definir um planejamento que contribui com a estratégia ambiental global da corporação, sem impactar a operação dos usuários".

Funcionalidades básicas de gerenciamento de energia já estão disponíveis gratuitamente na maioria dos PCs. "Cada vez mais os pacotes de gerenciamento de configuração incluem estas características em seu software, enquanto fornecedores especializados na área podem prover funcionalidades adicionais", comenta Federica Troni, analista de pesquisa do Gartner.

Perfil do Gartner - Fundado em 1979, o Gartner tem sede em Stamford, Connecticut, e possui 3.700 associados, sendo 1.200 analistas de pesquisa e consultores em mais de 75 localidades em todo o mundo. O Gartner é líder no fornecimento de pesquisas e aconselhamento sobre a área de tecnologia da informação em nível mundial. Atende a mais de 10 mil clientes, entre eles diretores de informática e outros altos executivos de TI de grandes empresas e de órgãos governamentais, além de empresas de tecnologia e da comunidade de investimentos. O instituto dedica-se a análises objetivas e aprofundadas e à prestação de assessoria prática para permitir que os clientes tenham sucesso em suas decisões sobre negócios e tecnologia.

O Gartner está presente no Brasil com três de suas unidades: - Gartner Core Research: oferece pesquisas e aconselhamento para profissionais de TI, fornecedores de TI e investidores em TI na forma de relatórios, interação direta com seus analistas e eventos.

Executives Programs: grupo composto exclusivamente por CIOs e executivos seniores de TI, alimentado pelo conteúdo Gartner e baseado em "networking" com mais de 3.000 membros em todo o mundo.

Eventos: conferências sobre temas específicos e simpósios abrangentes sobre a área de TI. No Brasil, são realizados três eventos anualmente sobre Integração de Aplicativos, Outsourcing e o maior deles, a conferência sobre o Futuro da Tecnologia. | www.gartner.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira