Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/05/2009 - 11:25

Guaraná Antarctica reduz consumo de plástico da sua linha de refrigerantes

Com nova tecnologia, cerca de 300 toneladas de plástico serão economizadas no primeiro ano nas garrafas dos produtos AmBev: Guaraná Antarctica, Pepsi e H2OH!

São Paulo – O Guaraná Antarctica lidera projeto que reduz o consumo de plástico PET das embalagens da Ambev. Com nova tecnologia, 300 toneladas de plástico serão economizadas no primeiro ano nas garrafas de todo o portfólio de refrigerantes e não-alcoolicos da AmBev.

A fábrica de Jaguariúna (SP), responsável por cerca de 15% da produção das embalagens de PET da AmBev no País, já iniciou o processo de fabricação das novas garrafas. Inicialmente, a inovação chega aos mercados nas versões 500 e 600 ml e engloba as famílias Guaraná Antarctica, Pepsi, H2OH!, Sukita e Soda Antarctica. Ao longo dos próximos meses, outras embalagens do portfólio de não-alcoolicos da AmBev farão parte da inovação.

A mini-tampa faz parte de um projeto global desenvolvido pela AmBev, durante mais de dois anos de estudo. Desde então, diversos modelos existentes foram avaliados e testados, porém a AmBev optou por desenvolver uma nova tecnologia junto com parceiros de todo o mundo. Esse novo modelo traz a melhor performance já existente no mercado.

A nova embalagem traz mudança na parte superior da garrafa, responsável pelo maior consumo de plástico. Com a redução de 3 milímetros na altura, haverá uma economia de aproximadamente 1,5 grama de PET nas garrafas e 0,2 grama de polipropileno nas tampas. O benefício ambiental da redução das embalagens será imediato.

“Essa iniciativa integra toda uma política voltada à preservação dos recursos naturais e uso sustentável das matérias primas que já faz parte do DNA da nossa companhia. O projeto nos dá a certeza de que estamos no caminho certo, pois o benefício ambiental será imediato”, explica Bruno Cosentino, Gerente de Marketing de Não-Alcoólicos da AmBev.

A novidade lançada integra o Sistema de Gestão Ambiental da empresa. Anualmente, mais de 1 bilhão de garrafas PET são envasadas pela AmBev.

O meio ambiente é uma prioridade para a Cia, que é referência no mercado nas melhores práticas ambientais graças ao bom desempenho do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), que está presente em todas as unidades para estabelecer e monitorar a evolução contínua da ecoeficiência.

Para atingir este resultado, as fábricas procuram diminuir, além das tampas, a necessidade de captação de água, reduzir o consumo de energia e aumentar o índice de reciclagem dos resíduos.

Dados Socioambientais – AmBev.: .23% de economia de água em seis anos | .98,2% de reaproveitamento de subprodutos e R$ 72,6 milhões de receita com a venda. | . A matriz energética calorífica da AmBev é constituída por 51% de gás natural, 20% de óleo combustível e 29% de biomassa renovável. | . Redução de 27% na emissão de gases de efeito estufa nos últimos cinco anos, o equivalente ao plantio de 1,1 milhão de arvores.

Dados Socioambientais – AmBev Refrigerantes: .A média usada pelas unidades da AmBev que produzem refrigerante em 2008 foi de 1,74 litros de água para cada litro de bebida produzida.

. Algumas unidades alcançaram redução muito abaixo da média. A filial Jundiaí apresentou o menor uso de água na produção, com 1,65 l/l. Já o melhor resultado mensal foi alcançado em Contagem em março de 2008 com 1,54 Hl/Hl.

Perfil do Guaraná Antarctica - O Guaraná Antarctica é o refrigerante líder absoluto no segmento guaraná, com 36% de participação de mercado no Brasil. É distribuído em cerca de 1 milhão de pontos-de-venda em todo o País. O Brasil é o terceiro maior mercado mundial de refrigerantes. Hoje o sabor guaraná é o quarto mais consumido no mundo. A marca Guaraná Antarctica está entre os 15 refrigerantes mais vendidos do planeta.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira