Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/05/2009 - 08:47

Grupo Positivo comemora seis anos do Projeto de Conservação e Educação Ambiental da Mata do Uru

Curitiba (PR) – Atualmente, quando falamos em meio ambiente a palavra-chave é “preservação”. O que de fato se vê é que, cada vez mais, grandes corporações aderem à causa da proteção e da conservação de áreas florestais ameaçadas. Há seis anos com o Projeto de Conservação da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Uru, o Grupo Positivo, maior corporação de Educação do país, comemora o crescimento da área e ressalta os benefícios que a adoção gerou para a natureza durante esse período.

De acordo com dados da ONG Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), criadora da campanha de proteção às florestas com araucárias, a adoção da Mata do Uru pelo Grupo Positivo foi essencial para o bom estado de conservação do território. Ao todo, cerca de R$ 250 mil foram investidos na reserva de 135 hectares – que é parte integrante dos 60 mil hectares que restaram das florestas com araucárias no Paraná. O repasse financeiro ajuda tanto na proteção das espécies da fauna e da flora – lá habitam 260 espécies de vegetais e 150 espécies de aves, muitas delas em extinção –, quanto no desenvolvimento de atividades de educação ambiental e pesquisa, graças ao Projeto de Conservação e Educação Ambiental da Mata do Uru, desenvolvido pelo Grupo Positivo, por meio de suas unidades Escolas Positivo, Universidade Positivo e Posigraf.

O Plano de Manejo, implantado pela SPVS para direcionar as ações de conservação da área, funciona a partir de programas de erradicação de espécies exóticas invasoras, de manutenção de trilhas de visitação e monitoramento, de prevenção e combate a incêndios e de fiscalização contra coleta predatória de pinha e de caça. Todos esses programas são viabilizados a partir dos recursos repassados, mensalmente, pelo Grupo Positivo.

Entre os valores fundamentais do Grupo Positivo, está sua política de responsabilidade social. Seu foco, além da educação e inclusão social, também é a preservação ambiental. Parte das emissões de gases de efeito estufa da Posigraf, indústria gráfica do Grupo Positivo, são compensadas por meio da manutenção da Mata do Uru. A conservação da área evita que o carbono estocado na biomassa da mata seja liberado para a atmosfera e, assim, contribui com o combate ao aquecimento global e com a conservação da biodiversidade.

Segundo o presidente do Grupo Positivo, Oriovisto Guimarães, as ações desenvolvidas pela SPVS em prol da Mata do Uru são fundamentais para a preservação do patrimônio natural do Estado. “Estamos preservando um dos símbolos do Paraná, a araucária. Por meio desta parceira, protegemos o meio ambiente e ainda desenvolvemos projetos de educação ambiental com crianças e adolescentes, uma vez que a Mata do Uru é um grande laboratório a céu aberto devido à riqueza da fauna e da flora ali presentes”, afirma.

De acordo com o diretor da SPVS, Clóvis Borges, o Brasil é o 5º maior emissor de gases de efeito estufa do mundo e, para reverter esse quadro, ações de combate ao desmatamento e de preservação são imprescindíveis. “Além de evitar desmatamentos, estamos mantendo o carbono estocado e contribuindo com a regulação climática”, ressalta Borges. A SPVS já garantiu a adoção e a preservação de 14 propriedades do Paraná. Essas áreas totalizam 1.763 hectares da mata nativa do Estado que estão sendo protegidos por instituições que apóiam o programa da ONG.

A Mata do Uru - De propriedade da família Campanholo, a Mata do Uru está localizada no município da Lapa, a 80 quilômetros de Curitiba. A SPVS é responsável por fazer a ponte entre os dois parceiros – a família e o Grupo Positivo – e orientar o proprietário para ações de conservação da natureza.

A Mata do Uru representa um trecho de floresta com araucária bem conservada, com ocorrência de espécies ameaçadas de extinção, como xaxim-bugio (Dicksonia selowiana) e, principalmente, a canela sassafrás (Ocotea odorifera) em abundância, bem como uma fauna exuberante (ver diagnóstico Plano de Manejo) com a ocorrência de espécies como a suçuarana (Puma concolor), bugios, cotias, veados, jacus, urus, tucanos, serelepes etc.

A área pertence a um grande fragmento de floresta com araucária. Tem como fronteiras o Parque Estadual do Monge e áreas de florestas em propriedades particulares.

Perfil do Grupo Positivo – Fundado, em 1972, na cidade de Curitiba (PR), o Grupo Positivo é a maior corporação do segmento de Educação e Tecnologia no Brasil, conta com 7,5 mil colaboradores, e atua no Brasil e Estados Unidos, além de países da Ásia, América do Sul, África e Europa. Reúne empresas líderes nacionais nos três segmentos em que atuam: educacional, gráfico-editorial e informática. Na área educacional, atende em sala de aula quase 10 milhões de alunos desde a Educação Infantil à Educação Superior com seus produtos e serviços educacionais. Conta com escolas próprias e uma universidade, além de uma rede de escolas públicas e privadas conveniadas a seus sistemas de ensino criados a partir de uma metodologia própria criada pelos professores-fundadores do Grupo Positivo. Possui uma editora, que tem no portfólio o Dicionário Aurélio, conta com a maior gráfica da América Latina e se consolida na área tecnológica, com a produção de computadores, softwares e soluções educacionais para o mercado corporativo e de varejo nacional e internacional. Possui cinco portais de Internet com conteúdo educacional adotados por instituições públicas e particulares da Educação Infantil à Educação Superior. Na internet: www.positivo.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira