Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/05/2009 - 10:01

C + A Arquitetura e Interiores agrega ao Consultório Médico-Lincx, ambiente da Casa Cor São Paulo, elementos que revelam compromisso com o planeta

Até alguns anos atrás, sustentabilidade era um conceito muito falado, mas pouco materializado em construções mundo afora. Hoje, este conceito migrou do papel para o canteiro de obras. “Os critérios de sustentabilidade em construções estão bem definidos. A certificação LEED (Leadership In Energy and Environmental Design) emitida pelo GBC Brasil - Green Building Council é um grande parâmetro para o mercado”, explica a arquiteta Ana Carolina M. Tabach, diretora de projetos da C + A Arquitetura e Interiores, que integra um grupo de estudos sobre o tema.

Hoje, o LEED é a principal certificação em âmbito mundial do setor de construções, com mais de dez mil registros nos cinco continentes, atestando as construções dentro dos padrões sustentáveis. Para passar no teste rigoroso é fundamental estar atento a seis pré-requisitos: -o reaproveitamento de energia | -o uso eficiente da água | -a manutenção da biodiversidade local, como árvores típicas | -a infra-estrutura local deve ser suficiente para evitar o uso excessivo de automóvel | -o uso de materiais ecologicamente corretos na construção | -a garantia de um ambiente interno saudável.

“É essencial analisar se há desperdício de materiais e recursos naturais por parte das equipes de obras, que, em alguns casos, é um dos fatores que mais encarecem a construção. Verificar a origem dos materiais, que devem ser produzidos com base nos princípios da sustentabilidade, e a certificação dos fornecedores são outros diferenciais levados em consideração pelo Green Building Council”, explica Ana Carolina M. Tabach.

Sustentabilidade na CASA COR SÃO PAULO - Sob o tema Sustentabilidade, a CASA COR SÃO PAULO contará, em seu boulevard, com veículos não poluentes visando facilitar a locomoção do público nos mais de 22 mil m² de área construída e 44 mil m² de área ocupada pela mostra deste ano. Para atender aos visitantes que acompanharão as mostras simultâneas CASA COR, CASA HOTEL e CASA KIDS serão disponibilizados carros elétricos e bicicletas. Pontos estratégicos acomodarão bike parkings para incentivar o uso do veículo de lazer durante toda a exposição. O objetivo da organização do evento é oferecer ao público facilidade e conforto para se locomover, sem poluir.

Atendendo ao chamado da CASA COR, o CONSULTÓRIO MÉDICO-LINCX, concebido pela C + A Arquitetura e Interiores, também agrega elementos que revelam preocupação sustentável com o meio ambiente. “Solicitamos aos fornecedores todas as informações necessárias para relacionarmos os itens sustentáveis do nosso espaço. Incluímos nesta lista o piso vinílico, o dry wall, a tinta, a louça, o metal sanitário e os itens de iluminação. Os móveis foram executados em MDF, que é um aglomerado de madeira certificado”, conta a arquiteta Ana Paula Naffah Perez, diretora de projetos da C+ A Arquitetura e Interiores.

“Para economizar energia, escolhemos um tipo específico de quadro elétrico e fomos rigorosas com a escolha das lâmpadas. Para assegurar a reciclagem e o reuso dos materiais, firmamos uma parceria institucional com o Projeto Arrastão, que recolherá, após o término da CASA COR, todas as sobras do nosso espaço para serem reaproveitadas em construções de comunidades carentes. E após a CASA COR, o Arrastão fará o mesmo, em todos os projetos da C+A Arquitetura e Interiores”, explica Perez.

Participação na CASA COR - Com dez anos de uma trajetória profissional bem sucedida, a C+A Arquitetura e Interiores participa, pela primeira vez, da CASA COR, criando um ambiente onde as tendências em arquitetura de saúde ficam evidenciadas. “O conceito do nosso espaço está baseado na própria experiência do nosso escritório. Em mais de uma década, já assinamos mais de 50 projetos de clínicas e consultórios médicos, em todo o país”, conta Ana Carolina M. Tabach.

“Nosso ambiente na CASA COR é um espaço de 38,00 m², funcional, contemporâneo, aconchegante e adaptado às legislações específicas para ambientes de saúde. Investimos tempo e dedicação. Executamos vários estudos para criar a sala de espera e o consultório médico”, revela Ana Paula Naffah Perez.

O Consultório Médico-LINCX é um ambiente inovador, que transparece o equilíbrio entre design, funcionalidade e tecnologia de ponta, elementos que podem ser percebidos nos detalhes do projeto, na fabricação da marcenaria e na iluminação. O design arrojado e contemporâneo dos móveis, com suas formas orgânicas e arredondadas, bem como a escolha de cores neutras - com destaque para uma única cor: o amarelo - imprimem personalidade ao projeto. A iluminação é um elemento arquitetônico essencial neste ambiente. Foi pensada para valorizar o espaço de convivência do médico com o paciente, tornando-o muito acolhedor. O emprego de um novo piso vinílico, apropriado para a área da saúde, que será lançado no mercado após o evento, completa o rol de novidades apresentado pelas profissionais.

Perfil da C+A Arquitetura - A C+A Arquitetura e Interiores está em São Paulo, capital. Desenvolve projetos de arquitetura criativos e inovadores, com foco nas áreas residencial, comercial, saúde e interiores. Há dez anos, tem como valores fundamentais que norteiam sua atuação o profissionalismo e o comprometimento com a entrega de projetos com alto nível de qualidade técnica. As arquitetas Ana Paula Naffah Perez e Ana Carolina M. Tabach estão à frente da equipe que congrega, hoje, mais de 10 profissionais. || www.caarquitetura.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira