Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/05/2009 - 10:02

Fábrica Verde tem semana repleta de Feiras de Mudas e Plantas

Em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente, dia 5 de junho, o projeto Fábrica Verde promoverá várias Feiras de Mudas e Plantas Ornamentais. Com inicio no próximo domingo, dia 31, e se estendendo até o sábado, dia 6, a população terá oportunidade de comprar mudas de plantas ornamentais e frutíferas com preços a partir de R$ 1. O projeto é resultado da parceria da Secretaria Municipal do Trabalho, que oferece capacitação em jardinagem com a USP- Universidade de São Paulo, que cede o espaço onde é realizada toda a produção da matéria-prima, aulas teóricas e práticas.

A Vila Madalena será a primeira a receber a Feira de Mudas e Plantas. O evento conta com parceria do Instituto Aprendiz e acontece no domingo, dia 31, na rua Padre João Gonçalves, 100 - Clube Escola Aprendiz. Já na quarta-feira, dia 3, até a sexta-feira, dia 5, a população do Butantã terá oportunidade de comprar mudas na Feira do CRUSP- Condomínio da Universidade de São Paulo. Por fim, no sábado, dia 6, a Feira será realizada na USP Leste durante a Jornada Cultural da EACH- Escola de Artes, Ciências e Humanidades. O horário das 9h às 15h é o mesmo para todos os locais.

Ao todo são 34 beneficiários em vulnerabilidade social divididos em duas turmas, sendo uma em cada campus da USP, Butantã e Ermelino Matarazzo. Dentre as plantas produzidas pelo projeto, e que estarão disponíveis para a comercialização durante as feiras encontram-se: palmeirinha; jabuticabeira; amoreira; arruda; pimenta; lírio da paz; comigo-ninguém-pode; pau-brasil; erica rosa e branca; roseirinha; amora; hibisco; cafezinho de jardim; alecrim; epiléia; coléus; crista-de-galo e maranta.

A Feira de Mudas e Plantas Ornamentais é continuidade da parte didática na capacitação em jardineiros do Projeto Fábrica Verde. Todos os beneficiários recebem um auxílio no valor de R$ 488,25 mensais, que inclui vales transporte e alimentar, concedidos pelo Programa Operação Trabalho, também da Secretaria do Trabalho, para viabilizar a participação nas 30 horas semanais de curso.

Wagner Novais, engenheiro agrônomo e responsável pelo projeto destaca o a importância dos eventos para os beneficiários. "A empolgação do grupo é visível, pois eles têm a satisfação de se dedicarem o máximo possível para o sucesso do empreendimento, deixando assim a condição de vulnerabilidade social e se tornando cidadãos empreendedores", ressalta o engenheiro.

Além das Feiras, Novais informa que os beneficiários também fazem trabalhos de paisagismo e jardinagem com preços bem abaixo do mercado tradicional. "Recentemente, uma senhora do bairro do Tucuruvi conheceu o projeto e com valor acessível realizou um sonho antigo, montar um jardim em sua residência", finaliza Wagner. Os interessados em contratar os serviços dos beneficiários em paisagismo e jardinagem devem entrar em contato através do email [email protected].

Desde o seu início, a Fábrica Verde já teve resultados práticos como: planejamento e execução de projeto paisagístico na Faculdade de Matemática da USP, campus Butantã; produção de 5.000 mudas para doação ao campus da USP; mais de 10 mil mudas de plantas; produção de 70 leiras para compostagem e empacotamento e ainda comercialização de 700 unidades de composto orgânico com 5 kg cada. (Colaborou Douglas Terenciano).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira